pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O "amanhecer" Republicano no Brasil...


                Se pararmos pAra pensar e analisar os movimentos da América Latina em relação a oposição seja à metrópole durante o período colonial, seja à sistema de governo monarquista no contexto da república  e até mesmo, posterizando bastante, em relação à democracia x ditadura na década de 80, os objetivos jamais corresponderam à essência dos discursos ou a efetiva participação dos que seriam os principais interessados – a massa.

Digo isto, porque o povo, em praticamente todos os movimentos, foram utilizados como instrumentos para justificar as idéias e as ações, mais no que diz respeito a instituição destas idéias, ele é preterido em função de minorias que na realidade dominam completamente o cenário político, social e econômico e exatamente por isso, conseguem manipular a mentalidade das massas em favor de seus ideais aparentemente “de igualdade, justiça e soberania”.

           Lembrando que a situação social no país em relação a massa (analfabetismo e pobreza), durante a Monarquia, contrastava com o prestígio internacional e com a grande influência que o país possuía na América Latina... como uma espécie de máscara de   aparente desenvolvimento e fortalecimento, mas ambos garantidos pela troca de favores com a elite agrária.

                        No contexto que precedeu a República, os movimentos pró republicanos, mesmo se incluíssem o abolicionismo por exemplo na pauta, limitava os benefícios de uma República à minoria... ou seja, eram movimentos elitistas...

             Isso também  explica a não participação do povo na efetivação da República. Esta elite, os progressistas, jamais permitiram que o povo entrasse na luta por um movimento que por seus ideais, poderia permitir sua participação política, pois o próprio nome “República”, tem significado de “coisa pública”, “governo que defende os interesses do povo”... e quem era o povo no contexto? Escravos, pobres, trabalhadores, etc... e exatamente por isto,  o movimento foi  deflagrado de madrugada, longe do povo... mas com pleno conhecimento das elites progressistas...

2 comentários: