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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O legado da política educacional implantada por Governantes no Brasil.


Desde o Brasil Colônia, a política educacional foi negligenciada e até mesmo excluída dos planos de governo no país.

Na realidade,  o descaso que hoje todos podemos observar, não é fruto de um governo isolado, ou da negligência de algum governo anterior...e sim a conseqüência da negligência total de todos os governantes que por aqui passaram, seja do período colonial, imperial, republicano, ditador ou liberal.

Não há um “cristo” a se crucificar, mas sim toda uma história de decisões, direções e políticas educacionais implantadas muitas das vezes como paliativos, ou na maioria destas vezes,  para atender a demanda seletiva de uma sociedade oligárquica, elitista, excludente e autoritária.

O Brasil é hoje o nono país com maior índice de analfabetismo na América Latina. Além disso, a qualidade do ensino é reconhecidamente inferior  ao que deveria ser utilizando-se como base os países desenvolvidos.

Isto se deve às formas de implementação de políticas educacionais e, principalmente, ao objetivo destas políticas, que sempre atenderam a uma minoria, excluindo da escola os afro descendentes, os indígenas  e por tabela, os pobres ( em sua maioria compostos por estas duas etnias ).

Mas, acredito que com a democratização da gestão escolar, a Educação no Brasil poderá dar um salto em relação ao desenvolvimento de políticas voltadas à qualidade de ensino. Isto pq envolve tanto um lado da moeda (os políticos que fazem, regem e direcionam as leis) quanto a comunidade que tem o poder do voto e influência nas decisões que serão tomadas.

O que cabe agora, tanto ao corpo docente, quanto a comunidade de forma geral -  e o indivíduo ativo que a constitui e que é parte  mais interessada pois é  o principal agente de transformações para si e para a sociedade – lutar pela concretização de tais projetos, ao mesmo tempo que implementá-lo, adaptando-o de acordo com a realidade ao qual  se está inserido.



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