pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

11 de Setembro - um reino "contra" si mesmo???


Especulações, conjecturas   sobre atentados contra os EUA permeiam a mente e a imaginação de muitos.
A possibilidade destes atentados, terem sido promovidos pela própria potência  como justificativa pra invadir outros países ,  não é recente. Desde o encouraçado Maine em Havana que levou o país a declarar guerra à Espanha em “favor de Cuba” (que aliás depois disso  EUA passou a dominar completamente a ilha) até o ataque de Pearl Harbor pela força Japonesa, o mundo tem experimentado uma arbitrariedade enorme em relação a esta grande potência, no que diz respeito a invasão de território, imposição e domínio de povos inteiros. 

Em relação ao 11 de setembro, o que fica é o contexto do pós ataque. O nacionalismo extremado tomou conta das grandes potências, inclusive Européias, as quais nos últimos anos,  gradativamente vêm sido forçadas a  “ceder” alguns espaços a países em desenvolvimento, como o Brasil por exemplo.
Já  em relação aos EUA, “legalizou” o unilateralismo, o protecionismo, as estratégias de invasões de países produtores de petróleo, a exploração do meio ambiente (vide protocolo de Quioto) e outras tantas ações imperialistas já conhecidas por esta super potência. 

Agora, quanto ao  fato destes atentados serem  ou não uma ação dos EUA contra si mesmo, aí já é pra investigação... as especulações ficam baseados em nossos conhecimentos históricos sobre as ações do imperialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário