pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

De onde vieram tantos "ismos"???


Estava analisando outro dia a origem dos “ismos” no que se refere ao sistema capitalista. E fiz uma espécie de resumo, sintetizando ao máximo pra conseguir chegar ao famoso ”individualismo” e claro, em conformidade com todos os seus sentidos, desde filosófico  , político, social e  claro...inerente à nossa condição de seres humanos. 


Então, conclui que tanto a revolução francesa e as duas revoluções industriais, são frutos de revoluções do pensamento, que remontam ao RENASCIMENTO, que por sua vez pode ser considerado o início da transição do feudalismo para o capitalismo, pois as transformações políticas, econômicas e sociais prezavam a redescoberta do homem e do mundo...em detrimento ao período medieval Teocêntrico.

Portanto, o INDIVIDUALISMO, O HUMANISMO, O HEDONISMO, RACIONALISMO, e outros  “ismos”, que agora não estou me lembrando, tiveram  início no RENASCIMENTO...que por sua vez é uma filosofia intermediária entre o TEOCENTRISMO e  ILUMINISMO... ou seja, pode ser visto como o berço para o ILUMINISMO...

Conclui-se então que o Iluminismo é pai do individualismo??!!!


O que dizer então? Antes da ilustração, não conhecíamos o individualismo? Vivíamos o coletivismo? Não tínhamos idéia de nossa condição de indivíduo? Não aspirávamos por algo que contemplasse nossa individualidade em primeiro lugar?
Não foi bem assim. Todas as ações humanas em todas as esferas, sejam elas políticas, econômicas, sociais e a qualquer tempo (***tripartido ou não) ... foram baseadas em idéias individualistas, que contemplavam acima de tudo o poder individual da classe (individualista!!) que a promovia. A diferença é que não promoviam por si só...contavam com as ações coletivas pra obterem êxito.
Estou falando por exemplo, de revoluções que marcaram a história de povos inteiros, influenciaram a política , a economia e a sociedade de países, povos e nações inteiras, por um período razoável em nossa escala do tempo e que por sua vez, perpetuaram o individualismo como fonte única para justificar seus objetivos , suas aspirações, suas expectativas e ações neste mundo.  

Daí, cheguei à triste conclusão que sempre fomos individualistas. Independente do tempo, das ações... dos objetivos...

Não to doida...só to refletindo um pouquinho...rs


***Tripartido - me refiro ao tempo dividido em três, conforme a historiografia tradicional : Medieval, moderno e contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário