pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CHE...comunista!!!!!! mas e o partido era COMUNISTA???


Eu tenho minha concepção sobre a morte de Che Guevara.

Eu sei que muitos historiadores, não concordam ou consideram esta hipótese.  Mas baseando-me nas biografias, nos livros, enfim, em todo o material ao qual tive acesso ( por pura paixão antes de qualquer valor didático), cheguei à conclusão, que Che era muito mais comunista que o próprio partido. Aliás, o Partido na minha concepção, está longe de ser comunista. 

Mas pra esclarecimento, não acredito que  ele tenha sido traído  antes de se desiludir com o partido... antes, minha lógica é inversa...

Na minha concepção ( e como eu disse e repito, no meu entendimento baseado em tudo o que li até hoje, inclusive do ponto de vista do partido comunista) eu acredito que CHE primeiro se desiludiu com o partido...e depois sim...foi traído...ou seja... a ordem dos fatores neste caso, altera o produto...

Quando eu digo que o partido traiu CHE Guevara, eu me refiro antes de mais nada, à ideologia comunista, aquela mesma que conquistou CHE e o fez um perseguidor da justiça e da igualdade, através da REVOLUÇÃO. 

Quando a revolução Cubana se consolidou, o movimento de esquerda na América Latina tinha por OBRIGAÇÃO dar continuidade à libertação de nações oprimidas pelo mesmo imperialismo que dominava Cuba. E digo isto, pq isto , além de ser doutrina do partido, é premissa da ideologia comunista, ou estou enganada? Che deixou claro , lutando ao lado dos cubanos sendo ele argentino, que a revolução a qual aspirava, não tinha fronteiras. E Fidel inicialmente, se colocou ao lado dele...assim como  o Partido Comunista. Mas o abandonaram, e digo isto com toda a certeza do mundo, o abandonaram justificando para tanto, precipitação, como se o tempo de opressão não significasse tanto sofrimento para um povo a mercê da exploração e dominação imperialista!!!   

O que estava acontecendo com a Argentina? E a Bolívia? E os outros países dominados por nações imperialistas? 

E aí chego no Partido Comunista da Bolívia, deixando pra trás a URSS que já havia manifestado interesse em “calar a boca do comunista Guevara” e até mesmo Fidel, que já estava encrencado demais com os EUA pra pensar em Bolívia... o Partido comunista  já estava de aliança com a burguesia Nacional...e morria de medo dos trotkistas, outra vertente de esquerda, muito mais radical e que possuía (em detrimento aos comunistas) maior influência no meio rural. E pergunto, por quê?

Pergunto mais: Por quê o Partido Comunista da Bolívia assinou um documento concordando com a revolução armada se não havia interesse algum nela? Já estavam casados com a burguesia, não precisavam mais se comprometer com luta armada pra agradar aos “comunistas radicais” como Che Guevara! Já estavam articulados “politicamente”, tanto que as eleições mostraram isso...mas se calaram...deixaram o boi ir pro matadouro, sabendo exatamente o que aconteceria com Che... pois tinham toda a visão política e principalmente, sabiam da situação do campesinato boliviano. Aí, os membros do partido comunista alegam: mas o partido nem sabia que Che estava na Bolívia!!! E eu pergunto: quem acreditaria nisso?????

Pergunto mais: por que deixaram o campesinato ignorar Che Guevara, por que incitaram os membros do partido comunista a não aderir à causa, alegando “nacionalismo” o que aliás, além de ser contra a ideologia comunista, é contra o bolivarismo pregado anos antes tendo como berço a Venezuela. Por quê  fizeram de tudo pra detonar o cara,  sabendo o Partido que tratava-se de um camarada, lutando por um ideal COMUNISTA, através de uma revolução armada, que o próprio partido aprovou oficialmente meses antes? 

Por que, após a morte de Che Guevara, o mesmo partido comunista que o considerou precipitado, ingênuo e até mesmo burro... utilizou de sua morte pra se promover?
Mas muitos historiadores, crêem que foi o Partido comunista quem promoveu Che Guevara! Engano!!!!  Foi antes Che Guevara, quem  promoveu o Partido Comunista, dada a dimensão de sua morte. 

Hoje, vejo uma América Latina completamente diferente da proposta por Che Guevara. Uma América Latina fruto do descompromisso do partido comunista com a própria ideologia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário