pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

EDUCAR ... a dura missão dos ...valentes!!



Educar tem um sentido muito amplo, múltiplo, subjetivo e objetivo. Educar significa muito mais que ensinar algo ou transmitir conhecimento. Sendo assim, fica impossível determinar o sentido de qualquer prática, principalmente a prática docente. 

A personalidade, o caráter humano sendo subjetivo, formam-se continuamente, mesmo sendo de um mestre. Ou seja, por mais que aprendamos , jamais chegaremos ao topo do conhecimento, haverá sempre algo a conhecer, a buscar, a investigar e isto – esta necessidade de aprender, sendo professor, é imprescindível.
Creio que os analistas e especialistas em educação  hoje, apesar dos projetos estarem  ainda em um nível bem aquém do que deveria e do que realmente necessitamos, estão conseguindo compreender a verdadeira missão que lhe compete, ao questionar as diferenças  e  principalmente, atribuindo-lhes o sentido verdadeiro e não o sentido de desigualdade que era muito utilizado para justificar os péssimos resultados que ao longo dos anos, apresentou a educação no Brasil por exemplo.  

O papel do professor não está limitado à sala de aula, ou ao conteúdo ou até mesmo aos projetos bem intencionados.  Seu papel está em liderar uma busca de conhecimentos. Penso que apesar de estar bem à frente em relação a conteúdos, o professor é tão aprendiz quanto o aluno no que diz respeito a dimensão dos movimentos e amplitude das reações e relações conseqüentes de  um determinado conhecimento o qual atinge e influencia  direta ou indiretamente na vida de todos, seja ele professor, aluno, porteiro...
Não há uma linha imaginária que o separe do aluno. Ali em sala de aula, no máximo é um líder que deve fomentar toda a criatividade possível, utilizando todos os recursos cabíveis e ainda,  incentivar o questionamento e a busca por novas possibilidades, levando cada um, com suas peculiaridades ( todas elas ) a enxergar o que até então não se via por falta de direcionamento. É como se fosse um navegador...porém sem um mapa pronto, guiado por seus conhecimentos e instintos,  por suas habilidades e é claro , por sua dedicação e amor à profissão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário