pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A COISA FERVENDO...E O POVO??

Resultado de imagem para as classes sociais no brasil

         Ahh o povo! Esse ao mesmo tempo em que encanta, deixa qualquer gringo estupefato! Vi um vídeo norte americano em que uma moça propaga que para ser rico, é só ser político no Brasil. Ridiculariza os políticos, mas em contrapartida, muito mais ao povo. Porque tudo o que os políticos praticam, o fazem com a conivência de grande parcela da população que...trabalha, estuda, assiste bbb, e alguns até viajam de avião. É a classe baixa e a classe média... esta última, pra piorar a situação, é a mais manipulável. Acha que é rica e essa percepção enganosa da realidade,  os confere o título de “ventríloquos”.

        O povo...ahhh o povo! É uma dicotomia interessante, não de luta de classes antagônicas, mas uma dicotomia ideológica que no fundo, estratifica posições sociais  em função das expectativas de cada um. É o negro pobre que é avesso ao sistema de cotas. É o pobre mestiço que clama por ditadura militar , é professor que apoia a elitização do ensino, é pai de família que apoia o massacre de adolescentes negros nas favelas chamando de “justiça”, é classe média que contrai empréstimos em cartões de créditos para se sentir parte da classe alta... é assalariado se achando burguês e revoltados com os programas sociais que eles chamam de “esmola”, enfim...é um emaranhado ideológico que pra quem olha de fora, se não gargalhar como tem feito, sentem pena.

            Porque os de fora enxergam essa dicotomia de forma muito mais clara: de um lado os ricos, poderosos, donos do poder e do parlamento. Dão risadas e se regalam diariamente com o dinheiro público, sustentados por trabalhadores do país inteiro ou  por heranças de familiares que fizeram o mesmo.  Do outro o povo todo, classe média, baixa, comerciante, intelectual, trabalhador braçal, enfim todo mundo que depende das conjunturas políticas e econômicas para manter o mínimo de dignidade em relação a sobrevivência neste país. E estes últimos, a maioria.

            E esta maioria dorme. Come. Trabalha. Compra. Vende. Estuda. Corre daqui, corre dali dia todo. Luta pra conquistar algo. E nessa luta, se viram contra si mesmos. Os que ganham um pouco mais querem pisar na cabeça dos que ganham menos, pra se sentirem como os ricos se sentem ao pisarem na cabeça de todo mundo.


        Aí...neste espaço de tempo...os ricos e poderosos, pintam e bordam em jantares magníficos, dignos de uma corte francesa dos tempos de Antonieta... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário