pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

e a questão do desarmamento??



Qual foi o bandido que armou a sociedade????       

Eu fico observando em documentários sobre o desarmamento,  as opiniões de cidadãos comuns, políticos, religiosos, militares...sobre a questão do desarmamento no país. 

Geralmente, os discursos são muito parecidos, no que diz respeito àqueles que são contra o desarmamento. Na maioria das vezes,  a base do questionamento  é aquele jargão “irão desarmar a sociedade de bem e os bandidos continuarão armados”.  É, e aí surgem pessoas como o Bolsonaro, se é que se pode chamar aquilo de pessoa, gritando aos quatro cantos a necessidade de armar a sociedade "contra os bandidos que matam, roubam e atormentam a vida de pessoas de bem, trabalhadores honestos...que se vêem a cada dia mais acuados pela criminalidade".

A gente chega a encher os olhinhos dágua, de tanta consternação quando imaginamos um bandidão apontando a arma para o mocinho...
Mas aí o senso crítico que me é característica peculiar e insistente, me faz enxergar a determinação e ânimo deste tipo de  indivíduo em jogar pra cima da sociedade excluída (aquela que não é considerada de bem ) todo o ônus da criminalidade e do enfrentamento armado entre um e outro. 

Pois é.  Então  resolvo atravessar o Atlântico “à nado” pra recordar o passado não muito distante. Me lembro da corrida armamentista, que  no início do século XX, regida por interesses imperialistas,  consolidou a  “indústria da morte” produzindo  armas e mais armas, numa disputa impar envolvendo interesses políticos e econômicos antes dos militares... 

Fomentaram a militarização da sociedade em nome de um nacionalismo extremado,  imposto ideologicamente até em escolas, numa tentativa de manter afastado o perigo do internacionalismo ideológico ... o qual colocaria em xeque a sociedade burguesa que levou tanto tempo pra se consolidar como classe oficialmente dominante naquele cenário.  

E o ódio, a xenofobia, o racismo, tantos outros sentimentos e comportamentos mesquinhos foram incentivados abertamente, pela política imperialista à sociedade dita “cristã” e “civilizada”,  eclodindo em  Grandes Guerras e conflitos intermináveis que arrasaram nações inteiras... 

Em síntese, a realidade é que  em nome do lucro financeiro , do dindin mesmo...aquele $$$$$$ que é a mola mestra do sistema... e também por dominação política  , a indústria da morte do início do século XX,  ganhou espaço, respeito e até mesmo uma certa admiração por parte da sociedade “de bem” e mais, tornou-se necessidade de primeira linha. 

Voltando agora de canoa, através do Atlântico, eu descobri que as armas brasileiras que estão sendo “caçadas” pelo desarmamento, são de fabricação brasileira. Logo deduzi que aqui não é diferente dosintentos dos imperialistas criadores da indústira da morte. Afinal, as armas estrangeiras, que entram através da fronteira, não chegam a 20% contra 80% das armas nacionais apreendidas  das mãos da sociedade civil. 

E a indústria da morte , aqui do Brasil, continua firme e forte... fabricando armas. 

E o Estado, continua firme e forte, pagando mal seus militares... cedendo-lhes o direito de adquirirem por ano 3 armas para o “trabalho”. E  levando este mesmo militar que ganha mal, na maioria das vezes,  a vender duas de suas armas para a sociedade civil que precisa se “armar” contra o “bandido”. O que é só um dos infinitos meios de se adiquirir uma arma no mercado clandestino.

Mas ainda assim, nos discursos pró armamento, o  bandido continua sendo só aquele que puxa o gatilho. O homem mal que ameaça a “sociedade de bem”... a qual  precisa se “armar” pra se “defender”.

É...esta é a lógica do sistema , esta é a filosofia da indústria da morte...

...acho que vou comprar uma bereta pra mim...afinal... tá cheio de “bandidos” por aí...



2 comentários:

  1. Essa mulher pensa! Parabéns ! Devemos mesmo é lutar por mudanças de base! E o povo pergunta : Até quando , CATILINA(S)...?

    ResponderExcluir
  2. Plebiscito contra e/ou a favor do uso de armas???
    ou desarmar o povo???
    espera aí.....
    sou povo e não ando armado uai!!
    rsrsrsrsrsrs
    http://www.youtube.com/watch?v=rqp2P-7rUbg&feature=related
    abraço de Urso

    ResponderExcluir