pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

domingo, 9 de julho de 2017

SOBRE 28/04 - o Selfie perfeito!

                      

                         Tudo muito bem organizado. Vários sindicatos e movimentos sociais, articulados e engajados na marcha para o planalto. Chegamos por volta das nove da manhã depois de mais de doze horas de viagem.  Vi pessoas de vários segmentos profissionais, além de ativistas políticos.
Os caminhões dos sindicatos, sempre animando a “galera” com músicas revolucionárias e voluntários que se alternavam ao microfone, sempre com palavras de ordem, de ânimo para a luta.
Nós estávamos próximos ao sindicato dos metalúrgicos. Aquele sindicato do “Paulinho da força”, o qual se uniu ao golpe e acabou eleito para deputado federal. Claro, mais um envolvido em desvio de vergas em que a Globo conta, foi “utilizado para promover cursos profissionalizantes para desempregados”. O que a Globo não conta é que o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, é uma máquina de desvio de verbas e pagamento de propina. Mas isso fica para uma outra hora.

                       Voltando, o sindicato dos metalúrgicos, bem próximos ao caminhão da CUT onde estava a Beatriz Cerqueira, promoveu um duelo de discursos. De músicas. De gritos de guerra. Beatriz, com sua capacidade impressionante de reconhecer quando a coisa extrapola o limite do razoável, pediu ao interlocutor do caminhão dos metalúrgicos, para que se afastasse um pouco, pois os manifestantes não conseguiam entender nem um nem outro. Eu ri. Dei gargalhadas para ser mais sincera. Achei tão patético essa postura de ambos os lados, que não tive outra reação. Mas, o embate durou por cerca de meia hora. Durante esse tempo, transitei entre os manifestantes do Paulinho e perguntei aonde ele estava: “uai...kd o Paulinho gente?”. Não me respondiam. Pelo contrário, fechavam a cara como se me dessem o recado: saia daqui antes que a coisa esquente.
Mas tudo bem. Voltei para os meus e continuamos a “luta”. Tirei fotos com movimentos sociais variados. O MST foi o que mais gostei. Uma senhorinha com rosto cansado, sentada ao chão segurando a bandeira do movimento, topou posar comigo para o selfie. Lá fui eu, minha colega de luta e a senhorinha. A foto ficou “chic” demais, está aí na galeria. Confira.

                     Quando iniciamos o trajeto até o planalto, me senti uma genuína revolucionária! Debaixo de um sol escaldante, com fome, sem banho, pernas doendo, seguia cantando e caminhando; ou seria o inverso? Mas o importante é que eu estava ali, participando daquele momento histórico maravilhoso. Umas cento e cinquenta mil pessoas, gritando palavras de ordem, dispostos e acampar no espelho d’água em franca luta por manter seus direitos!

                         Mas, ao chegarmos na esplanada, eis que se misturam aos manifestantes de vermelho, verde e amarelo, um grupo razoável de adolescentes franzinos, carregando paus, portando máscaras e com cara de pouco amistosos. Passaram por nós e meu coração acelerou ainda mais: são os “black blocks”. Foram direto para o lado direito do espelho d’água. Não deu dez minutos, começou a correria. As bombas. Os gritos. Era uma multidão vindo em minha direção, além da fumaça do gás de pimenta, o qual ardeu minha cara e minha garganta de forma que me fez pensar que morreria asfixiada. Meu colega coitado, dizia, vamos...vamos... mas ao avistar a fumaça e sentir seus efeitos, corríamos junto com a multidão, pra longe dela.

                 No entanto, um grupo de manifestantes continuava a seguir e tentar entender o que acontecia. Segundo informações, os manifestantes com bandeiras, desarmados e sem pedras, “quebraram vidraças” e tentaram colocar fogo em um dos prédios. Ué, pensei eu: sério? Não. Não era sério. Era piada pronta. Os “blacks” armados e protegidos por máscaras, o fizeram. E a Guarda avançou sobre nós, os manifestantes.

                    Eu não precisei seguir pra entender. De onde estava vi que tudo não passava de um teatro. Como sempre. De uma armação bem articulada de todos os lados. De uma situação corriqueira neste país de bananas.

                Os blacks, representando o governo, as centrais sindicais, representando os que representam o governo. Ou seja, tudo era governo.
Eu era governo. A bomba, era governo.
Foi um fiasco. Não digo que quem estava ali, quem se dispôs a passar fome e frio, falta de banho, tinha participação voluntária ao teatro, ao circo armado. Mas afirmo que toda essa articulação não passou de mais um golpe.

                          Por que? Simplesmente porque o cara continua lá. O congresso nacional e o senado continua aprovando tudo. Arquivando crimes de senadores, deputados. Os sindicatos continuam com as micaretas apoiados pelas centrais.  E a nossa greve, nosso esforço, só fortaleceu o governo golpista. Desmotivou gente que como eu, luta desde adolescente por justiça social. Porque hoje, as plenárias, as deliberações dos sindicatos, discutem a “bandeira” que irão assumir nas manifestações e não a pauta nacional. Chega ao absurdo de em uma plenária, representantes de partidos políticos de esquerda, invocarem embates entre a esquerda, para ver quem tem mais razão. E nesse tempo, a direita continua firme, articulada, forte, engajada na destruição de nossa economia, de nossos direitos. E o povo continua “parado, com cara de veado que viu caxinguelê”.

Mas, pelo menos fiz uns “selfies”.
A luta? Ah, continua. Fazer o quê né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário