pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

sexta-feira, 13 de março de 2015

E VIVA A DEMOCRACIA...APESAR DOS PESARES...



Sou admiradora incondicional da Democracia. 

O que mais me encanta é a possibilidade de expressar opiniões... de se posicionar ideologicamente, sem medo de ser preso ou punido por isso. 
Gosto do embate com a oposição. Aliás, a Democracia só existe se existir oposição. 
Seja ela uma péssima ou espúria oposição, seja uma oposição séria...o que importa é o contrário. Ele é um dos princípios que regem um sistema democrático: o contrário, a oposição, sua manifestação.


Hoje milhares de pessoas se reuniram em nome da Petrobrás e da legitimidade do governo Constitucional. 

Domingo, outras pessoas se reunirão pra manifestar seu desejo de mudança...e acho válido, independente se o desejo é fruto de um trabalho muito bem orquestrado pelo quarto poder no Brasil - a mídia. 

Bom, as pessoas têm liberdade pra se informarem e alimentar suas tendências. 
Se têm se contentado com o senso comum, se acreditam realmente que é uma opção o impeachment da Presidente, se acham que Michel Temer ou Eduardo Cunha é a solução para os problemas... então que lutem por isso.


Mas o que me entristece nessa democracia não é o embate ideológico nem mesmo essa oposição espúria. É esse ódio por tudo o que representa povo. Essa raiva que parte de pessoas que desconhecem a história da evolução dos direitos. Pessoas que desprezam a participação de organizações e instituições populares na consolidação de direitos que usufruem nos dias atuais.

outro dia um indivíduo de origem humilde, que já passou por situações muito difíceis na vida, disse que quem produz são os juízes, os médicos, os engenheiros, a classe média alta que bateu panela. E que o povo come às custas dessas pessoas. Esse indivíduo coitado, já ficou atrás de um balcão por anos e hoje, com um salário um pouco melhor, conquistou uma vida melhor, que é reflexo da conjuntura do atual governo. e este indivíduo, joga fora toda a sua própria história, em nome de uma falsa sensação de pertencimento a uma elite que o despreza...o explora...e usa a favor de si.

infelizmente, existem pessoas que se simpatizam tanto com um certo modo e estilo de vida, que vendem sua dignidade em nome de um status.

Eu fico pensando em como o ser humano é individualista. Pagam suas despesas com cartões de crédito... vivem no limite do cheque especial... tudo isso pra fazer parte de uma classe que os ridiculariza. E outros, que também se consideram burgueses, mas que não passam de trabalhadores assalariados (a diferença é que recebem salários maiores por terem alguma formação, ou qualificação) se juntam ao senso comum, acreditando que estão realmente lutando por mudanças, mas não param sequer pra pensar na responsabilidade de uma manifestação pró impeachment... estão raivosos porque acreditam que seu candidato era o melhor, assim como acreditam serem os melhores e aí, não respeitam a DEMOCRACIA.

isso sim, me entristece. Porque o ideal da oposição, e isso é prerrogativa de um sistema Representativo, é lutar para que nas próximas eleições, seus projetos sejam apreciados e reconhecidos pela sociedade...e aí alcançarem a vitória nas urnas.
mas... esse povo...essa parcela da população que a gente chama de "galinha que acompanha pato"... sempre morre afogada. Afogada em dívidas...enquanto a outra classe...aquela a quem eles defendem e acreditam fazer parte... continua os ridicularizando...explorando ...rindo de sua ignorância política.
é isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário