pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

domingo, 30 de outubro de 2011

Evolução tecnológica ...A necessidade já foi a mãe da tecnologia... mas e hoje?


História da evolução tecnológica...

As evoluções tecnológicas ocorrem desde que o homem surgiu neste mundo.  

Do simples ato de caçar para alimentar-se, até a descoberta do fogo, a evolução tecnológica têm sido uma constante em nossa existência ao passo que a cada dia surgem novas necessidades e por conseqüência, novas formas de suprirmos estas necessidades através das invenções e novas descobertas.

Pensemos: Na pré história, o homem não possuía um centésimo das necessidades que hoje, os aflige. Não precisavam do controle remoto, pois não tinham  TV e nem precisavam  de TV, pois não tinham energia...nem precisavam de energia pois  não tinham consciência de sua existência.  Mas espere, não precisavam  de energia até descoberta do fogo. 



O fogo  pode ser considerado um marco na evolução tecnológica. Foi a partir de sua descoberta que ocorreu maior aproveitamento de recursos naturais que precisam de calor para serem úteis. A idéia do combustível foi ganhando espaço através do tratamento  de recursos naturais como argila para a produção de cerâmica, a queima de madeira para a produção do carvão, a fornalha (8000 a.c) utilizada para forjar metal e criar armas...as ligas como o bronze, o ferro e o aço  (1.400 a.c).

Mas muito mais importante que aproveitamento destes recursos, são as transformações que esta evolução promoveu nas sociedades humanas. 

 A Revolução Agrícola, ocorrida na Grécia 6000 a.c , outro ponto chave na revolução tecnológica, transformou radicalmente o modo de vida de nômades, que viviam da caça e coleta de cereais que encontravam em seu caminho. 



Foi a partir deste evento que os nômades passaram a fixar-se em terras cultiváveis, formando uma sociedade mais sólida. Posteriormente,  em virtude do crescimento demográfico ocorreu a  necessidade de expandir-se para outros territórios, com novas terras ...e assim...espalharam nossa espécie pelo mundo de acordo com as habilidades, afinidades,  fazendo surgir   o conceito de culturas, tribos, territórios...

Percebe  como o a evolução tecnológica afeta diretamente o modo de vida no planeta?

E o que dizer da Revolução Industrial? São períodos diferentes da nossa história mas ambos refletem a necessidade da população daquele contexto. 


 No final do século XVIII, a descoberta do carvão como fonte de energia para alimentação de máquinas a vapor e a locomotiva como meio de transporte, revolucionou sistematicamente o modo de vida e a forma de produção. De artesanal, manufaturado, à industrial, sistemático, ágil, em larga escala. E a demanda por produtos industrializados? Cresceu junto com as fábricas... e a alienação, a separação  do trabalhador do fruto do seu trabalho? E o surgimento de tantas ideologias? De tantas relações de trabalho, sociedade e consumo? E o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos? 

A evolução tecnológica, favoreceu também corridas armamentistas entre nações imperialistas, em contextos expansionistas como o que precedeu a primeira guerra mundial.
 
Após a segunda guerra, o período da guerra fria, favoreceu a evolução de tecnologias avançadíssimas ao passo que as duas grandes potências mundiais, rivalizando-se em terra, rivalizaram-se também no espaço, promovendo até mesmo a chegada do homem à lua (fato discutível até hoje se real ou fraude ) mas que representou uma guerra travada  entre dois blocos –capitalistas e socialistas – e que ironicamente, aproveitaram até mesmo cientistas alemães nazistas para o incremento desta empreitada... e que diga-se de  passagem, nos contemplou com a internet, o boom do milênio, já no final dos anos 90, século XX.

 
Hoje, simultaneamente, nos comunicamos em tempo real com qualquer parte do mundo.


A chamada globalização, advento que transformou a vida da população mundial, último marco da evolução tecnológica na era contemporânea, é o maior exemplo de como a tecnologia  é capaz de superar a si mesma, sob a égide da “ satisfação das necessidades  e das demandas  do homem. 


E hoje? Será que já  esgotamos as possibilidades de avanço tecnológico? Será que, diferente de ontem, as descobertas e invenções são de fato para atender nossa demanda, nossas necessidades? Será que já somos capazes de evoluir com sustentabilidade?


São perguntas que ainda não têm respostas claras.


Ainda há muito o que evoluir, pois num paradoxo, apesar de tanta evolução, ainda engatinhamos quando o assunto são doenças incuráveis,  genética, física quântica e outras tantas questões que independente dos recursos disponíveis,  ainda estão longe de  serem respondidas ou resolvidas pela tecnologia. 


E tem também a questão da sustentabilidade. Na pré história descobriu-se o fogo e de lá pra cá, queimamos muita vegetação e esgotamos muitos dos nossos recursos naturais.


Mas uma coisa podemos afirmar com certeza: na história da humanidade, percebe-se  que a necessidade primitiva foi a  responsável pelo surgimento da tecnologia e sua evolução...mas também podemos constatar uma inversão de sentidos   nos dias de hoje...  a tecnologia se transformou na “ mãe da necessidade”...



links interessantes:


evolução tecnológica

99 comentários:

  1. Em quase todos os momentos da história, o avanço tecnológico surge mediante a uma necessidade do homem, como na Revolução Industrial, era preciso aumentar a produção, de forma rápida e eficaz, surgindo então as máquinas. A partir daí o homem não parou mais, ou deveria dizer que desde a descoberta do fogo, há um incansável busca pela tecnologia, criando e aperfeiçoando técnicas. Hoje em dia as coisas se inverteram um pouco, as tecnologias são criadas e depois a sociedade tem necessidade de tal objeto. Celulares são criados a todo momento, computadores cada vez menores... É mesmo essencial pra viver bem? Devemos nos questionar quanto às tecnologias para cura de doenças, para o desenvolvimento sustentável... Quando realmente definirmos nossas prioridades e estabelecermos o que é essencial e o que é supérfluo, talvez seremos uma sociedade melhor !

    ANA CECÍLIA DE CARVALHO 2º ANO A
    COLÉGIO CRAMER

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia, desde o início dos tempos, possibilitou a aplicação do conhecimento humano em técnicas e processos que facilitariam o seu dia-a-dia, como exemplo as máquinas, que permitiram o desenvolvimento das técnicas de produção e a troca de informações do mundo inteiro. Foi necessário tempo para novas descobertas. À medida que o homem evolui, mais conhecimento é adquirido, então, máquinas mais desenvolvidas e tecnologias mais complexas surgirão.
    Todavia, o homem vem se tornando dependente dessa facilidade. Antes, a tecnologia era utilizada por necessidade, para caçar, lutar, comer e sobreviver. Já nos dias atuais, o homem transformou-a em necessidade, para trabalhar, comer, fazer coisas que antes eram possíveis sem a tecnologia utilizada atualmente. Mas ainda sim usufruía de coisas ou formas que facilitariam seu cotidiano e sua vida, mesmo que fosse uma maneira mais fácil de pescar ou a descoberta de novos animais para comer, o homem sempre buscou a tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. perfeito Ana!!! a questão da prioridade é essencial, pois como vc mesma constatou, ocorreu esta inversão. Hoje em dia, nosso consumo não é mais por necessidade, na maioria das vezes...e sim por modismos...pois a própria tecnologia e seu marketing trabalham isto na sociedade.

    ResponderExcluir
  4. exato Isabela. A busca por tecnologia é que move o espírito humano. E todas as vezes em que ocorrem eventos que marcam esta trajetória, constatamos que seus precedentes têm também tudo haver com esta busca. Ou seja, o ser humano jamais se limitou em relação a descobertas, invenções. Independente do período histórico. O problema é a administração correta deste ímpeto, a aplicação com sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Sarah de Oliveira Guimarães7 de novembro de 2011 às 09:08

    Vivemos hoje em um mundo capitalista, isto é indiscutivo! A grande Questão é: porque hoje em dia as tecnologias surgem antes mesmo da necessidade?! Acredito na irracionalidade humana! Meio contraditório admito mas como podemos ser os únicos seres racionais da terra se hoje produzimos tecnologias desnecessárias que é uma das principais causadoras do efeito estufa que posteriormente vai nos eliminar completamente da terra?? Achei muito interessante seu texto! Poderia levar pra outro ponto de vista, mas prefiro olhar o lado ecológico do tema a ser discutido! Leonardo Sarah colegio Cramer 2• anoA.

    ResponderExcluir
  6. muito bem Leonardo. As tecnologias hoje é que determinam nossa necessidade. Já parou pra pensar em quantos recursos existem em um celular e que não serão usados nem a sua terça parte? E por que esta necessidade de mudar de aparelho a cada vez que surge um modelo "diferente"? E a questão da sustentabilidade? Por que com tanta tecnologia, o ser humano ainda nao conseguiu aliar evolução à sustentabilidade? é de se questionar...obrigada por sua particpação!

    ResponderExcluir
  7. As mudanças sociais e culturais da sociedade estão diretamente ligadas aos avanços tecnológicos. Podemos perceber que cada nova descoberta gera uma mudança nas relações sociais, na forma de agir e enxergar o mundo do indivíduo, e, principalmente, nas necessidades do ser humano. Das primeiras descobertas até os dias atuais as tecnologias cresceram incontrolavelmente, e junto a elas a necessidade do ser humano de aumentar a comodidade, facilidade, praticidade e rapidez do seu dia-a-dia. Desde a revolução industrial as pessoas têm sido substituídas por maquinas, e, atualmente, uma grande parte dos serviços que necessitamos são disponibilizados por computadores e outros aparelhos tecnológicos. Esta imagem da sociedade tem refletido na forma de vida das famílias de todo o mundo, as crianças querem computadores portáteis, celulares, câmeras fotográficas, videogames e inúmeros serviços oferecidos pela tecnologia, e, então, crescem formando cidadãos totalmente dependentes dos avanços tecnológicos. Até que ponto a tecnologia ajuda? E até que ponto prejudica? Estas são perguntas que não querem se calar. Mas, uma coisa é certa, viver nos dias de hoje sem esta é uma coisa difícil de imaginar.

    Nathália - 2 serie EM

    ResponderExcluir
  8. Nathália!!! exatamente!!! Estamos totalmente dependentes da tecnologia...a ponto de sucumbirmos cultural, econômica e socialmente caso ela em colapso...
    este é o reflexo dos avanços, que por outro lado, em determinadas áreas, ainda não conseguiu superar tantas dificuldades, como a erradicação total de doenças fatais, como o câncer por exemplo, que hoje em dia tem um crescimento assustador em ocorrências...mas um dos principais problemas a serem superados éa qeustão da sustentabilidade...

    ResponderExcluir
  9. Belezura de reflexão. Contudo,será que surgem mesmo novas necessidades, ou somos, inconscientemente, levados a acreditar que elas acompanham as novidades tecnológicas? Querida Márcia meu celular não tira fotos...rs

    ResponderExcluir
  10. rs...e eu que nem celular tenho Nandão!!
    eu creio que inconscientemente, somos levados a acreditar (pelo menos a maioria) que necessitamos acompanhar estas novidades...ou seremos fadados a nos tornar obsoletos, como seu celular por exemplo, na opinião de muitos dos meus alunos..hehehe

    ResponderExcluir
  11. Ao lermos o texto, podemos perceber o quanto nossa sociedade tem mudado com o tempo. Nos primordes a tecnologia surgiu a partir da necessidade humana, mas nos dias hoje acontece exatamente o contrario, criamos tecnologias sem necessidades simplesmente porque nos tornamos uma sociedade mais globalizada, achamos que precisamos de tecnologia para tudo. Mas ao depois de lermos o texto começamos a refletir,sera precisamos de tecnologia em tudo ? sera que nao tem virado um pouco de exagero tanta tecnologia ? essas sao perguntas que devemos pensar, afinal estamos falando de nossa sociedade em geral, nao podemos ignorar algo tao importante. Nao estou dizendo que a tecnologia é ruim , nao é isso . Claro que com tecnologia descobrimos coisas realmente importantes, temos como exemplo a descoberta do fogo. Mas o uso excessivo da mesma , nao é nada bom. Um exemplo claro é : Quantos estudantes ainda buscam pesquisas em livros ? pouquíssimos, simplesmente preferem ir ate a internet copiar e colar o que procura , muitas vezes sem nem ter o trabalho de ler o que procurou. Então encerro aqui o meu comentário , espero que comecem a pensar ate que ponto a tecnologia nos faz bem , mas sei que nos dias de hoje fica complicado viver sem ela ou ignora-la.

    Alice Bianca Pires Chaves
    Colégio CRAMER - 2 ano A

    ResponderExcluir
  12. Depois da descoberta do fogo,criou-se no ser humano uma necessidade de aprimoramento e criação técnicas para facilitar a vida. Os tempos foram passando e as inovações foram surgindo cada vez mais. A Revolução Industrial podemos dizer que foi o grande marco da historia ela foi uma alavanca para a produção em massa..a procura foi aumentando e cada vez mais era preciso produzir rápido em grande escala para suprir as necessidades que aumentavam gradativamente entretanto podemos constatar que todo este avanço gerou consequências drásticas ao meio ambiente ao longo do tempo a natureza foi explorada de forma devastadora..agora devemos começar a pensar de forma consciente já que a cada dia que passa nosso planeta precisa mais de nossa ajuda.Devemos avançar de forma sustentável e parar de criar coisas sem utilidade que acabada contribuindo de forma negativa para a preservação da natureza...a tecnologia deve com isso andar de mãos dadas com a sustentabilidade assim conseguiremos um mundo melhor para se viver.

    Lucas de Oliveira Melo
    2ano B

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a Ana Cecília, hoje em dia as coisas estão sendo criadas primeiro para que depois nós fiquemos dependentes dela, algumas coisas são de certa forma ótimas para facilitar a comunicação como a internet o celular.. porém não vejo necessidade de cada dia ser lançado um novo modelo e das pessoas trocarem tanto de celular se o mesmo está funcionando com o seu objetivo inicial que era fazer ligações porque trocar? e o pior de tudo e que cada vez mais cedo os pais estão proporcionando aos filhos a tecnologia, depois ainda reclamam que os filhos estão viciados com aquele objeto mais não pararam pra analisar que foram eles que incentivaram o filho dando um celular pro mesmo aos 7 anos. A questão toda é que a tecnologia não é tudo, mas ajuda o problema e sabermos usar-la com moderação.

    ResponderExcluir
  14. Não podemos deixar que a tecnologia nos domine...

    ResponderExcluir
  15. Alice, Lucas, Paula e "anônimo"...obrigada por participarem do blog!!!

    concordo com vcs...tem uma frase de um sociólogo que sintetiza bem, diz assim:

    “A nova tecnologia é a arte circense de inventar necessidades desnecessárias que se tornam absolutamente imprescindíveis” – Juliano Bastide, sociólogo

    ResponderExcluir
  16. Muito bom frase viu falo pouco mais falo bonito xD kkkkk

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia surgida através da inteligência do ser humano facilitou cada vez mais em suas abundantes descobertas necessárias para a sobrevivência. Hoje em dia extrapolam o limite, as pessoas vão em busca do novo e moderno a qualquer preço. Esqueceram-se os valores da vida e da inteligência que lhe foi concebida. Isso afeta tanto a vida dos adultos quanto a fase mais nova. Crianças sentem assim como os adultos, a comodidade que a tecnologia oferece.
    Mas como tudo tem seus pontos positivos e negativos, só temos que saber medir de forma que se equilibrem, pois assim como a tecnologia super avançada que temos hoje, o que fomos no passado também nos abrem portas.

    "Nada é tão moderno quanto a simplicidade de uma vida simples."

    Rafaela Andrade
    2ºano B

    ResponderExcluir
  18. Concordo completamente com você Márcia. Creio que hoje a evolução já não acontece pela necessidade de recursos que o homem precisa para viver, mas acontece pela simples necessidade de 'evoluir' constantemente. Não sinto um bom pressentimento quanto à isso já que, existem milhares de coisas que realmente não há necessidade de serem criadas, mas são pois podem tornar a vida do homem cada vez mais prática. É como a Ana Cecília disse: Computadores menores, celulares... ─ E vemos que há um interesse absurdo da sociedade de comprar esses produtos CONSTANTEMENTE. A tecnologia é viciante! O mundo não consegue mais viver sem o recurso de computadores e telefonia (infelizmente). Aonde vamos parar? Eu não vejo o porque de tanta tecnologia. Se pudessemos parar hoje, seria ótimo.

    ResponderExcluir
  19. Concordo completamente com você Márcia. Creio que hoje a evolução já não acontece pela necessidade de recursos que o homem precisa para viver, mas acontece pela simples necessidade de 'evoluir' constantemente. Não sinto um bom pressentimento quanto à isso já que, existem milhares de coisas que realmente não há necessidade de serem criadas, mas são pois podem tornar a vida do homem cada vez mais prática. É como a Ana Cecília disse: Computadores menores, celulares... ─ E vemos que há um interesse absurdo da sociedade de comprar esses produtos CONSTANTEMENTE. A tecnologia é viciante! O mundo não consegue mais viver sem o recurso de computadores e telefonia (infelizmente). Aonde vamos parar? Eu não vejo o porque de tanta tecnologia. Se pudessemos parar hoje, seria ótimo.

    Daniel Alexandre - 2° ano B - CRAMER 2011

    ResponderExcluir
  20. Olhando pelo lado da tecnologia, a sociedade nos coloca cada vez mais interligados com ela, que se tem avançado cada vez mais. Além da sofisticação de diversos aparelhos, tem as redes sociais que tem sido criadas com diversos objetivos, cujo meio seria a melhor forma de gerar maiores resultados sociais.
    E é dessa forma que conseguimos saber as diversas opiniões, e nos engloba de tudo que acontece no mundo.

    MARIA FLÁVIA, 2B

    ResponderExcluir
  21. A tecnologia foi criada para facilitar a vida das pessoas. Porém hojê, além disso as pessoas usam a tecnologia de modo indevido. As crianças e os jovens deixam de bricar e de sair para ficar em um computador, video game, etc. Os adultos deixam de ter um relacionamento pessoal para ter um virtual e isso as pessoas vão perdendo a convivência umas com as outras.

    Eduarda Lúcia 2ºB

    ResponderExcluir
  22. As diversas formas de tecnologias criadas e descobertas pelo homem tem uma simples e unica função, facilitar as ações cotidianas da população, como desde os primórdios era necessário de uma lança para facilitar caça e assim alimentar a aldeia hoje é necessário de um micro-ondas para facilitar e diminuir o tempo gasto para fazer as refeições diárias já que nos tempos de hoje uma pessoa tem um dia tão conturbado. Não concordo com a ideia de que as inovações são criadas sem função até por que não é possível agradar a todos o que para você é inútil é uma mão na roda para outro. Ou seja a tecnologia não é criada atoa ela esta ai utiliza da mesma quem quiser.

    Mariah Luiza Ramos Carvalho 2º anoB
    Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia esta ai para nos ajudar! Mas tem sido utilizada de modo indevido, e prejudicial. Hoje me dia os pais nao tem mais controle sobre o que o filho esta fazendo enquanto navega. Mas nao e so isso: os jovens nao aproveitam mais a juventude como antes, o que os torna sedentarios. E devemos mudar isso iquanto ha tempo!

    Carla Mendes 2º ano B
    Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  24. Lendo esse texto extremamente interessante e mais alguns outros desse blog, chego na conclusão de que o homem está buscando na tecnologia uma forma de se "livrar" de algumas obrigações que antes eram feitas pelo próprio com muito mais esforço e demora. Por um lado, a tecnologia é ótima, pois facilita as coisas, deixa todas as pessoas do mundo muito mais interligadas, fazem com que a notícia chegue ao outro lado do mundo quase que em tempo real, ajuda aos motoristas e passageiros na questão da segurança dos carros hoje, ajuda aos estudantes a fazerem seus trabalhos escolares mais completos com mais rapidez, entre outras muitas coisas... porém, contudo isso, estamos perdendo a essência, o prazer em realizar uma tarefa. Daqui a uns anos os carros não precisaram de motoristas mais, os funcionários das empresas serão trocados por máquinas, os pais vão ter tanto sistema de monitoramento para seus filhos que vão "esquecer" de olha-los. A incerteza desse futuro é muito grande, como fica o desemprego, as crianças, ficarão como? Antes de tanta tecnologia, vale a pena pensar nisso, pois tudo tem um limite, até para a tecnologia. Abraços Marcia, admiro muito seu blog, tentarei estar comentando mais seus textos...Abraços
    PEDRO GUIMARÃES- 2ANO B- COLÉGIO CRAMER

    ResponderExcluir
  25. Queridos, é muito gratificante ler cada um dos comentários postados aqui por vocês. Percebo que vocês fazem parte daquela pequena parcela da sociedade que consegue compreender as várias faces das ações humanas, geralmente "travestidas" de "avanço", "progresso", "evolução", mas que na realidade representam nada mais que o descontrole ambicioso de suas expectativas. Como disseram, a tecnologia é bem vinda ao passo que não promova intereferências negativas nas relações humanas. Afinal, foi através da tecnologia que surgiu a bomba atômica e outras espécies de armamentos capazes de aniquilar totalmente civilizações inteiras.

    Parabéns à todos, obrigada oela participação e podem crer, é BOLINHA COM + pra todos vocês...rs!

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia desde antes era uma necessidade para o homem:
    Tudo começou com a descoberta do fogo que foi dando origem a fornalha que era útil para forjar metal e criar armas.
    A revolução agrícola ocorrida na Grécia feita pelos nômades que viviam da caça e coleta. A partir desse evento sentiram a necessidade de ir para terras cultiváveis e depois se expandir e ir pra terras novas.
    A revolução industrial começou com ideias da descoberta do fogo como o carvão serviu para a alimentação de maquinas a vapor para o transporte, o que foi um grande avanço tecnológico para a sociedade. Já no final dos anos 90 a internet foi inventada o que é um sucesso até hoje e mais um super avanço para a sociedade que está se desenvolvendo. Antes eram cartas para a comunicação e hoje com a invenção da internet nos comunicamos em tempo real.

    E ainda existe muito mais avanços tecnológicos para serem inventados!




    Lucas Marques 7ªb

    ResponderExcluir
  27. Antigamente a tecnologia era uma necessidade usada pra a sobrevivencia, mas recentemente ela é utilizada para a comodidade que está tornando as pessoas sedentarias, pois não prescisamos mais se mover para se comunicar com o mundo atravez da internet.
    Mas do mesmo jeito que a tecnologia hoje possa prejudicar ela tambem pode ajudar de muitas formas por exemplo na medicina na ciencia e outras areas.

    ResponderExcluir
  28. entendi que sem a tecnologia nao teriamos nada pensamos, se na quela epoca o fogo ja foi uma surpresa imagina guando chegou a internet enta entendi q a tecnologia e tudo.
    Marina Vitoria-7ano/B

    ResponderExcluir
  29. Eu aprendi que a Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
    Ao longo do processo.A era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
    Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.

    Aluno:Gustavo 7°

    ResponderExcluir
  30. A tecnologia é um assunto muito discutido até hoje. Desde os primórdios da humanidade, a tecnologia foi um dos assuntos mais relevantes que já ocorreu, desde a descoberta do fogo, até a internet que possuímos hoje.
    A tecnologia deu avanços gigantescos, a descoberta do fogo e sua utilização como combustível, as mentes humanas que originaram as casas, os carros, os modos de cultivos e inúmeras invenções que são utilizadas até hoje.
    Toda essa "inteligência" que o homem vem adquirindo, pode ser nem tão inteligente assim, como a destruição do próprio planeta para suas descobertas e para sua sobrevivências. Será que necessitamos de toda essa tecnologia?, Isso é essencial?
    são perguntas que questionam as mentes de muitas pessoas, por a maioria estar dependente de tudo isso, mas o ser humano já viveu sem internet, sem TV, sem automóveis... por isso precisamos de utilizar a tecnologia com cuidado e consciência.



    Marco Túlio 7°A

    ResponderExcluir
  31. A tecnologia foi primeiramente sendo inventada de acordo com a necessidade, mas hoje apesar de inventarem muitas coisas importantes como cura de doenças, também estão inventando coisas inúteis.

    Deixo a ideia da reflexão para todos, que devem pensar: a evolução da tecnologia é boa, mas até que ponto?

    César Augusto - 7°A

    ResponderExcluir
  32. Hoje em dia, a tecnologia e uma necessidade para o humano, a cada dia que passa,algo é inventado, mas com toda essa "criatividade"que temos para criar meios tecnológicos inacreditàveis,temos para afetar o meio ambiente.Mas de que maneira sera que afetamos?
    Acho que nunca paramos para pensar sobre as nossas atitudes ,mas comuma folha de àrvore que pegamos para utilizar em algo, ja é uma pequena contribuiçao para o aumento da poluiçao, entao imagina o quanto nao desgastamos o meio ambiente quando tiramos materia prima para usar na fabricaçao de algo.Não necessitamos tanto dela para nossa sobrevivencia.
    Antigamente o homem usava a tecnologia como fonte de sobrevivencia ,hoje so pensamos em usala como fonte de consumo.
    ISABELA LUIZA 7ºA

    ResponderExcluir
  33. Antigamente a necessidade era mãe da tecnologia mas atualmente é ao contrário:a tecnologia é mãe da necessidade.Isso significa que antigamente o homem realmente necessitava desse tipo de desenvolvimento pois isso era necessário para sua sobrevivência e com o passar do tempo o homem foi descubrindo que de algum jeito precisava de se adaptar com o meio em sua volta,e essa adaptação demorou muito para que chega-se ao ponto em que chegou hoje.Atualmente o homem para que continue a evoluir ele o prejudica pois tem que destruir para construir.Hoje nós fazemos e criamos coisas que são desnecessárias e não precisamos e é uma pena que isso acontece,pois vai acabar levando o homem a sua própria extinção.

    Leonardo Victor 7°B

    ResponderExcluir
  34. As pessoas hoje em dia estão cada vez mais evoluidas... Antigamente era com muito esforço, demora e trabalho que as pessoas conseguiam as coisas e hoje em dia, é tão fácil. As coisas estão muito mais fáceis pra todas as pessoas que tem contato com a tecnologia. Mas, se o homem acabar com todo a natureza pra fazer essas coisas, vamos acabar morrendo. Então, tudo tem q ter um "limite"
    Rafa Queiroz, 7° A

    ResponderExcluir
  35. As pessoas hoje em dia estão cada vez mais evoluidas... Antigamente era com muito esforço, demora e trabalho que as pessoas conseguiam as coisas e hoje em dia, é tão fácil. As coisas estão muito mais fáceis pra todas as pessoas que tem contato com a tecnologia. Mas, se o homem acabar com todo a natureza pra fazer essas coisas, vamos acabar morrendo. Então, tudo tem q ter um "limite"
    Rafa Queiroz, 7° A

    ResponderExcluir
  36. Antigamente na época pre-histórica,a tecnologia era usada somente para fins benéficos,como a caça,as construções de abrigos...Depois disso o homem já começou a usar a tecnologia para fins maléficos,como a criação de armas,como diz no propio texto: "A evolução tecnológica,favoreceu também corridas armamentistas entre nações imperialistas,em contextos expansionistas como oque precedeu a primeira guerra mundial",então quer dizer,da pra ver o estrago que o homem causou com o descobrimento da tecnologia.E hoje com a criação disso tudo,homens,mulheres,CRIANÇAS já portam armas para matar pessoas por causa de uma bala, briga,discuçao levando a extinção de nossa especie.E ate hoje,de tudo que aconteceu, a tecnologia 60% estragou o mundo,e 40% ajudou o mundo,por exemplo fazendo com que agente visse tudo de ruim q todos fazem,através de câmeras !

    ARTHUR SARAH,7 A,DIA 2/12/12

    ResponderExcluir
  37. Antigamente a tecnologia não era tão necesaria como hoje,agora e necesario da tecnologia ate pra trabalha e antigamente era para sobrevivencia. Isso ocorreu porque ao passar dos anos o homem foi vem a tecnologia como um meio de fugir do trabalho de escrever textos ou ate livros que antigamente era escrito a mão.Agora tem a internet que tem vários jovem ate sendo perseguidos em redes-sociais .Agora a tecnologia esta fazendo coisas muito desnecessaria coisas que o propio homem poderia fazer.
    Maria Flávia 7º B

    ResponderExcluir
  38. Para falar a verdade quando eu pensava em tecnologia mim vinha na cabeça computadores,celulares,internet,TV,altomovel etc.Eu não sabia que quando descobriram o fogo já era o começo da tecnologia.Realmente nós somos muito dependentes da tecnologia.Aconteceu que um dia meu celular estragou e eu perdir todos os telefones dos meus amigos eu não sabia nenhum numero,por que eu não anotova em papel,eu não decorava os numeros,eu anotava na agenda do celular e quando ele estragou foi ai que eu percebi o quanto eu dependia da tecnológia.Nome:Letícia Alves sala:1.001

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia ninguém descobriu o fogo. O fogo sempre existiu causado pelos raios, pelos vulcões ou pela combustão expontânea. Provavelmente a primeira vez que o homem viu o fogo tenha se assustado muito. Quando ele tenta produzir a chama, controlando seus efeitos aí sim ele produz a técnica pela primeira vez.

      Excluir
    2. ESTE COMENTÁRIO SOBRE O FOGO, FOI MARAVILHOSO, CONSIDERANDO QUE O HOMEM NÃO INVENTA NADA. TUDO EXISTE NA NATUREZA, ELE APENAS DESCOBRE. OBRIGADA

      Excluir
  39. As novas tecnologias já fazem parte da vida de qualquer pessoa, de uma maneira geral as pessoas tornam-se dependentes dela, e isso torna a vida de qualquer um mais facilitada e proporciona muitas melhorias no seu cotidiano.Hoje, por exemplo, temos o computador que é visto por muitos como uma criação extraordinária do homem, mas, se olharmos para trás , veremos que muitos que no passado foram considerados extraordinários, hoje, porém , são tidos como instrumentos comuns como a televisão, o telefone, o rádio etc.A tecnologia tem o lado bom e também o lado mau, o facto do Homem poder viver cada vez mais anos e ter o que possui presentemente, em muito deve à tecnologia. Muitos produtos alimentares são geneticamente modificados para obter uma melhor qualidade, para que estes sejam melhor aproveitados. Os medicamentos (químicos) são outro exemplo da tecnologia. Até mesmo os bens mais essenciais: luz e água, fruto da iluminação controlada e canalização de águas quentes e frias. Por exemplo,hoje em dia dia é quase exigido aos jovens desde cedo que estejam sempre em contacto daí a utilização do telemóvel, e perante a possibilidade da existência de alguma falha que impossibilita a comunicação, instala-se o caos, primeiro entre os familiares e mais tarde entre amigos. É inevitável que estas gerações tenham necessidade do permanente contacto, algo que é confundido com dependência mas que acaba por ser uma mediação tecnológica da mais antiga necessidade humana: comunicar.
    A tecnologia é sem dúvida muito relevante para o desenvolvimento do homem, ela determinou intrinsecamente em grande parte a capacidade produtiva da sociedade e os padrões de vida, bem como formas sociais e a sua organização econômica. O surgimento da informática trouxe inúmeros factores relevantes para o desenvolvimento do homem, há vários fatores que colaboraram para isso, um deles é a tecnologia internet que deixou a vida humana mais fácil e ágil no que diz respeito à comunicação e também no que se refere a outros aspectos significantes como o social, o econômico e o cultural.A internet , para além de poder ser considerada uma modalidade de transmissão cultural, faz verdadeiramente parte da nossa cultura. Por um lado, é uma proeza tecnológica, utilizada diariamente por milhões de pessoas no mundo inteiro. A tecnologia que usamos e os hábitos que temos são aspectos a considerar na definição da nossa cultura. Por outro lado, a internet é o resultado da vontade política de líderes do mundo inteiro em estabelecer uma ligação com o resto do mundo. Esta vontade (e necessidade) de interligação é também uma faceta cultural da nossa sociedade.Por fim a evolução do homem foi grande até hoje e um sinal disso é a tecnologia possibilitando cada vez mais coisas, que nunca imaginaríamos.
    Luiza IdaFrancis 9° ano

    ResponderExcluir
  40. legal professora eu ja sabia que anos atras pesoas caçavam para poder se alimentar devi que fazem isso ate hoje ne so nao sabia da historia do fogo mas gostei muito

    ResponderExcluir
  41. Há muito tempo atrás a tecnologia não era tão necessitada como nos dias de hoje, pois a vida humana não requeria tantos recursos tecnológicos. A partir da descoberta do fogo a história começou a mudar. O homem começou a se descobrir, começou a conhecer suas necessidades e a partir daí começou a desenvolver formas e tecnologias para suprirem essas necessidades.Temos como exemplos os dias de hoje, podemos avaliar em nosso dia a dia, pois somos rodeados por tecnologia em tudo que fazemos e antigamente o homem levava uma vida natural, sem tantos avanços tecnológicos.
    Naiara Caroline
    Colégio Cramer - 9° ano

    ResponderExcluir
  42. Acho muito legal nos termos construído tantas coisas sendo que antes só saber fazer fogo já era a coisa mais impressionante do mundo e imagine só como será no futuro, onde as pessoas acharam tudo o que temos hoje ultrapassado.

    Gabriel Werneck 9°ano

    ResponderExcluir
  43. Eu acho que a tecnologia é muito importante para nós, mas também acho que deveria ser usada com mais consciência, pois criam muitas máquinas que prejudicam a nós mesmo ... O avanço da tecnologia nos beneficiou muito, mas em grande parte também nos prejudicou, criam-se máquinas,fabricas, que poluem, destroem . Antes de criarem deveriam pensar nas consequências que essa "evolução" irá causar ... Há tantas doenças que precisam de cura, tantas perguntas que precisam de respostas urgente, Porque não usam a Tão avançada tecnologia pra isso !
    Concordo com a Evolução Tecnológica sim, mas quando é bem usada e bem aproveitada !

    Bruna Vieira dos Santos 1 º Grau / 1001
    E.E. Reny de Souza Lima

    ResponderExcluir
  44. Acho que hoje em dia, criamos tecnologias supérfluas, coisas que não atendem as nossas mais importantes necessidades, como a internet, o tablete, o computador, etc. Antigamente se criavam coisas somente necessárias para nossa vida e nossa sobrevivência, como o fogo, as armas para caçar, a moradia, etc. Realmente, à tempos atrás a necessidade era mãe da tecnologia, hoje em dia, é a tecnologia que é mãe da necessidade.

    Jandir Lucas Ferreira Serra - 7º ano - Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  45. A necessidade trouxe os avanços tecnológicos, mas hoje, é a tecnologia que determina o que necessitamos. Pegamos como exemplo o celular. Quantos recursos existentes nesse aparelho? Não usamos nem um terço desses. E sempre vêem a tal da necessidade em criarem mais aparelhos, novos recursos, novas modas. O ser humano é capaz de criar os mais avançados computadores, mas ainda não evoluiu na sustentabilidade. Estamos dependentes da tecnologia. Temos uma máquina fotográfica, mas não nos contentamos com um celular sem câmera, temos um computador com internet, mas não nos contentamos com um celular sem acesso a mesma. As coisas são criadas e depois ficamos dependentes delas.
    Letícia Gomes. - 9º ano.

    ResponderExcluir
  46. De acordo com o texto,percebi que depois da descoberta do fogo a tecnologia evoluiu com mais rapidez e as necessidades do homem foram sendo supridas,mas ao mesmo tempo foram sendo criadas novas necessidades,que também necessitariam da tecnologia ainda mais evoluída para serem supridas.
    Também percebi que existe uma grande relação da descoberta do fogo com qualquer tecnologia de hoje,pois se o homem da caverna não tivesse descoberto o fogo hoje não existiriam tecnologias como televisão,rádio ou computador.
    Com a revolução industrial,a tecnologia se adaptou aos tempos modernos e assim entendi o significado da expressão mãe das necessidades,que foi atribuída a tecnologia,pois a tecnologia é feita para suprir as necessidades do homem.

    ResponderExcluir
  47. arthur campos,sétimo ano

    ResponderExcluir
  48. Fico preocupada com nossa sociedade, será que as pessoas não percebem para onde esse vício por novas tecnologias esta nos levando? É claro que a tecnologia nos ajuda, como no avanço nas áreas de saúde e qualidade de vida, mas ela também tem muitos pontos prejudiciais.
    Hoje em dia as pessoas preferem ficar na frente de um computador do que sair e conversar pessoalmente com alguém, muitas crianças preferem ficar na frente de um PlayStation ou Xbox do que ir brincar de futebol ou boneca com seus amigos.. Eu me assusto ao ver como o nível de obesidade está alto, como as pessoas quase não praticam um esporte ou saem juntas para conversar.
    A tecnologia não prejudica só o homem, ela também esta destruindo nossas floretas e poluindo nossos rios, dessa forma ela acaba matando os outros seres vivos que ali vivem. Sabendo da dependência que a sociedade tem com a tecnologia começo a pensar: - como iriamos sobreviver sem ela?
    “O verdadeiro perigo não é que computadores começarão a pensar como homens, mas que homens começarão a pensar como computadores.”

    Iara Giovanini, 9° ano COLÉGIO CRAMER

    ResponderExcluir
  49. Queridos alunos do Colégio Cramer e da E.E. Reny: estou acompanhando as postagens e gostando muito das reflexões propostas por vocês. É exatamente este o objetivo, levá-los a refletir sobre a dimensão da evolução tecnológica que nunca cessou e continua evoluindo a cada vez que surgem novas necessidades. a questão da sustentabilidade é de extrema importância e percebo que vocês assimilaram a ideia de a tecnologia apesar de necessária e benéfica, tem seu lado obscuro à medida que promove tantos danos irreparáveis à nossa existência, quando o uso e aplicação dos recursos disponíveis são usados de maneira irresponsável. Estou orgulhosa e feliz por constatar, através da participação de vocês, que estão todos compreendendo e assimilando de forma crítica, questões tão polêmicas de nossa era. Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  50. Percebi que as tecnologias que foram sendo descobertas na pré-história eram necessárias para a sobrevivência como o fogo para esquentar,cozinhar,etc.Hoje ao contrario as tecnologias criadas como o celular,o computador,a internet,etc não são para a nossa sobrevivência apenas para nos divertimos e nos confortar.
    Aluna: Isabela Almeida D. Resende - 7ºano

    ResponderExcluir
  51. Esse texto é realmente interessante, antigamente a tecnologia era usada para suprir as necessidades dos homens, mas hoje em dia as coisas já não são bem assim. Uma máquina fotográfica, um celular, sempre vão sendo lançados novos produtos, mesmo que as pessoas não precisam disso. Sem contar que ficamos totalmente dependentes dessa evolução e ela ainda faz um mal danado ao meio ambiente.

    Paloma Loren de Souza, 9º ano

    ResponderExcluir
  52. hoje em dia o homen não consegue viver sem a tecnologia. que por todos esses anos, desde a pre hitória so vem melhorando, e a necessidade do homen so aumentando.
    podemos ver que a tecnologia so continua apliando e melhorando, por exeplo antes o homen so conseguia andar a pé depois veio outros meio de transporte que facilitou sua locomoção, quando batalhava usava machados e espadas hoje sao bombas atômicas e armas de alta precisão, para aumentar seu conhecimento lia livros, hoje entram no google e pesquisão oque querem quando querem.
    mas hoje em dia a tecnologia vem sendo evoluindo mais do que o homem imaginava ou necessitava, podemos ver isso quando olhamos para esses celulares super tecnologicos e sempre com inovações que muitas pessoas nem sabem que tem mais comprão para demonstrar status ou exibir para os outros mais na verdade ela so está consumindo e destruindo o meio ambiente.
    lendo isso podemos perceber que o homem sempre conseguia suprir suas necessidades com a tecnologia. mais como hoje em dia as necessidades do homem so vem aumentado isso mostra que a tecnologia so vai evoluir.
    Thiago Leal 7ºano EF colegio cramer
    bjs um abraço para marcia

    ResponderExcluir
  53. A revolução tecnológica começou em tempos remotos com o fogo. promovendo para sociedade uma evolução Trazendo para o homem ate a necessidade de ficar mais evoluído e de avançar.
    Este avanço afetou totalmente o planeta.Avançou tanto que o homem trouxe um desordenado crescimento. Trazendo transtorno a si próprio.
    Hoje somos totalmente dependentes daquilo que julgamos mais eficaz.
    Fábio César 6° ano Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  54. A tecnologia existe desde a pre historia com a invençao do fogo até os computadores avançados de hoje. Ela tem o dver de suprir as necessidades do homem,mas,com o tempo fomos ficado muito dependentes dela,e isso gera consumismo,que só piora...
    Eu acho que isso pode acabar se nos ficarmos mais independentes d tecnologia!
    JULIA AQUINO-6 ANO

    ResponderExcluir
  55. a leitura desse texto,me fez refletir mais sobre como hoje em dia a tecnologia,e importante para a sobrevívencía do homem.com tamanhas tecnologias,o homem de hoje em dia,não saberia viver sem a internet,o celular,o fogo,os computadores,carros,aviões e muitos outros.essa tecnologia,nos leva a um vicio,de pouco a pouco,vai tomando conta do ser humano.a revoluçao agrícola,também contribuiu para esse avanço de hoje,pois a partir dai,os homens começarão a plantar seu propio alimento e ter uma moradia fixa.a revolução industrial,contrubui muito para meis de locomoção que hoje temos,pois a partir do carvão,foram inventados as locomotivas.a partir dai começão as surgir fabricas e então houve uma grande demanda de produtos industrializados.a corrida armamentista,que deu inicio a primeira guerra mundial,tambem começou a patir do seculo xviii.Depois da segunda guerra, o período da guerra fria, favoreceu a evolução de tecnologias avançadíssimas ao passo que as duas potências mundiais, rivalizando-se em terra, rivalizaram-se também no espaço, promovendo até mesmo a chegada do homem à lua.mas que representou uma guerra travada entre dois blocos –capitalistas e socialistas – e que ironicamente, aproveitaram até mesmo cientistas alemães nazistas para o incremento desta empreitada... e que diga-se de passagem, nos contemplou com a internet, o boom do milênio, já no final dos anos 90, seculo xx.
    Bianca Mantini Tran-9 ano

    ResponderExcluir
  56. A tecnologia surgiu de uma real necessidade do homem primitivo, da necessidade de conseguir alimentos, de caçar, de sobreviver. A partir daí a tecnologia evoluiu cada vez mais. Atualmente as tecnologias nem sempre são criadas para atender uma necessidade real do homem, e sim por puro modismo, um exemplo disso é o desenvolvimento de celulares e computadores cada vez mais modernos, o que não é essencial para a vida das pessoas, mas muitas vezes as pessoas fazem dessas tecnologias uma necessidade, ficando cada vez mais dependentes delas. Os esforços para evolução da tecnologia deveriam ser voltados para as tecnologias que resolvesse as reais necessidades que temos hoje, como por exemplo, as doenças incuráveis.
    Carlos Henrique - 6º ano Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  57. A tecnologia surgiu de uma real necessidade do homem primitivo, da necessidade de conseguir alimentos, de caçar, de sobreviver. A partir daí a tecnologia evoluiu cada vez mais. Atualmente as tecnologias nem sempre são criadas para atender uma necessidade real do homem, e sim por puro modismo, um exemplo disso é o desenvolvimento de celulares e computadores cada vez mais modernos, o que não é essencial para a vida das pessoas, mas muitas vezes as pessoas fazem dessas tecnologias uma necessidade, ficando cada vez mais dependentes delas. Os esforços para evolução da tecnologia deveriam ser voltados para as tecnologias que resolvesse as reais necessidades que temos hoje, como por exemplo, as doenças incuráveis.
    Caros Henrique 6º Ano Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  58. O texto fala sobre as necessidades humanas, que cada vez aumenta mais fazendo com que facilite nossas vidas. Como faríamos se tivéssemos que dar uma noticia com urgência para uma pessoa se não tivéssemos celulares ou a internet? Algo como a morte de alguém, mandaríamos cartas? Ou iríamos andando até a casa dessa pessoa? E se fosse longe como em outra cidade iríamos precisar dos carros que é mais uma das necessidades do ser humano.
    Quanto mais tempo passar mais necessidades o homem irá ter e mais tecnologia irá desenvolver.
    Melissa Xavier- 7º ano

    ResponderExcluir
  59. todo o mundo depende da tecnologia pois ja não conseguem viver sem ela ,mas ao certo não sabem o que a tecnologia significa, com o texto aprendemos que tecnologia é toda a evolução que o mundo teve deste a era da pre-historia, ela começou com a criação do fogo e a partir de então a tecnologia esta em constante evolução ,em cada descoberta na area da tecnologia é uma evolução tecnologica .

    ResponderExcluir
  60. A tecnologia é de grande contribuição em invenções e descobertas que de alguma forma facilitam nossas vidas,ela é principal responsável no avanço da medicina,e cura de diversas doenças.Porém,a descoberta do fogo foi algo essencial para nossa sobrevivência e atualmente a tecnologia está se transformando em necessidades superficiais,e todos nós,não só os adultos mas também as crianças estão cada vez mais se tornando grandes dependentes dela.As crianças hoje em dia perdem grande parte de sua infância em prol da tecnologia.A tecnologia é de grande importância para nossa evolução mas cabe a nós não a utilizarmos para nossa própria destruição.
    Mariana Estefany
    E.E.Reny de Souza Lima
    2003

    ResponderExcluir
  61. Pessoal , encerradas as postagens para o primeiro bimestre.

    Quem participou, já foi pontuado. Obrigada pela participação!

    abraços a todos!

    ResponderExcluir
  62. Pessoal , encerradas as postagens para o primeiro bimestre.

    Quem participou, já foi pontuado. Obrigada pela participação!

    abraços a todos!

    ResponderExcluir
  63. Me ajudou muito no meu trabalho obg

    ResponderExcluir
  64. Obrigada me ajudou um pouco , mas eu acho que deveria ser melhor .

    OBS : Opinião ;)

    ResponderExcluir
  65. obrigada,me ajudou um pouco mas acho que deveria ser melhor um pouco

    ResponderExcluir
  66. A grande realidade e que o homem deve buscar a simplicidade dos tempos primitivos. Onde não havia degradação,não havia aquecimento global ,efeito estufa e etc.. O paradigma é o equilíbrio entre essa simplicidade e a continuidade da evolução humana. O ser vivo de modo geral evolui a medida que necessita. A evolução,o desenvolvimento refletr e m negativaa e positivas ponderações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. E essa inversão de ter que produzir não por necessidade,mas por ostentação irá levar o homem à ruina.

      Excluir
  67. Legal o texto MT interessante td oq falou tem um certo sentido se pararmos para analisarmos
    Alexander-901- Escola Estadual Presidente Itamar Franco
    Agora eu quero meus pontos hein professora kkkkk😹😹

    ResponderExcluir
  68. eu queria saber como era a vida antes da informática!!

    ResponderExcluir
  69. sera que nao da pra resumir esse texto gigante??

    ResponderExcluir
  70. Como os avanços tecnologicos afetaram o dia a dia dos mais velhos??

    ResponderExcluir
  71. Eu gostei muito me ajudou a entender mais a historia,agora sim eu tiro 10 na prova

    ResponderExcluir
  72. INTERESSANTE, PRINCIPALMENTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

    ResponderExcluir
  73. Amei!! Incrivel mesmo,me ajudou bastante na matéria do meu trabalho. Uma reflexão interessante. Obrigada

    ResponderExcluir
  74. é engraçado como se fala em evolução mas se esquece de observar que na verdade parece que estamos é seguindo algo pré estabelecido, e não evoluindo de fato. Explico. Imaginemos tudo que há hoje em questão de tecnologia. Certo, agora retire a descoberta do fogo da história. Como seria o novo cenário atual? Isso quer dizer que nossas "invenções" tem sido na verdade nada mais do que utilizar as probabilidades que uma descoberta anterior permite. e será que a primeira descoberta que nos permite ter o que temos hoje é o fogo? ou será que o fogo foi uma "invenção" a partir de uma tecnologia/técnica pré-existente? e pensemos da mesma forma sobre a eletrecidade, como seria sem ela? será que teriamos algo diferente no seu lugar? se bem que fogo e eletrecidade parecem estar estritamente ligados na sua origem, uma vez que do pouco que me lembro de minhas aulas de história, o homem observou o fogo pela primeira vez vindo do céu, como um "raio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc. Eu costumo falar para meus alunos que praticamente todas as "invenções" de hoje, são uma evolução de algo da antiguidade. Creio eu que os seres humanos tinham uma demanda muito maior de seus neurônios do que na atualidade. Tudo era muito mais difícil...e por consequência, os resultados merecem muito mais aplausos e perplexidade do que hoje.
      E se analisarmos, as civilizações mais avançadas foram aquelas que ocuparam áreas mais inóspitas que outras menos evoluídas.
      obrigada por participar de meu blog.
      abraço.

      Excluir
  75. Muito bom, deem uma visita ao meu blog
    https://tecnoinfobrr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de saber sobre as suas referências bibliográficas, se possível é claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o texto é de minha autoria.
      As referências estão na página inicial do Blog.

      Excluir
  77. Achei muito interessante a forma como tu colocou as revoluções, demonstrando a diferença de interessa em cada período da humanidade.
    Texto muito bom. Me ajudou muito com o meu trabalho de escola.

    ResponderExcluir
  78. Gostei muito de ler o texto. Ajudou-me a ter um despertar de consciência sobre esta realidade, a da evolução tecnológica. Lamento pensar que ainda estamos na "idade das trevas" da computação e que dentro de poucos anos o computador se tornará obsoleto.
    Paulo Cardoso

    ResponderExcluir