pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fim do Professor...

http://dadoconcreto.blogspot.com/2011/10/fim-do-professor.html

Transcrevo abaixo carta manuscrita de um professor da rede pública estadual, entregue a mim no corredor de uma escola na periferia de São Paulo onde lecionamos conjuntamente. Ele, professor de Física e Química, quase sexagenário com mais de vinte anos de carreira. Eu, professor de Sociologia, recém -ingresso nos "enta", assim como recente na rede, representante de uma corrente de esperança por dias melhores, porta voz deste professor que fala, ou melhor, escreve por muitos...


Oculte seus princípios, 

oculte sua alegria.

Observe o navio afundar...

não adianta fugir,

não adianta gritar.

Ao seu redor é cada um por si. Não há união...
...nem comunicação.

Sou simplesmente um professor, ou melhor, um ser incompetente, medíocre, burro ou idiota que até agora não percebeu que nesse país a educação é uma palavra vazia ou simplesmente o nada; chegando se a simples conclusão que ser professor é fazer parte do nada.

Um comentário:

  1. Não concordo que ser professor é ser parte do nada. COmpreendo este colega, porém não concordo. Porque fazer parte do nada implica em não existir...e nós existimos. Estamos aqui, optamos por esta profissão não pelo salário ou pelo status. Mas optamos por acreditar que há sim, um objetivo, um ideal a ser seguido. Desesperanças são compreensíveis, mas conformismo não.
    Não devemos nos conformar com derrotas...

    somos professores, fazemos parte de um todo, que só gira, só se move, só dá resultados, só cresce, exatamente, porque existimos.

    Sou professora, com orgulho sim senhor...

    ResponderExcluir