pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

domingo, 25 de setembro de 2011

O REACIONÁRIO DA MÍDIA GOLPISTA



Reacionário me lembra um tempo histórico que muita gente gostaria de esquecer. Um tempo em que a sociedade, numa manobra desesperada, fruto do paradoxo da moral exacerbada x corrupção, alimentada obviamente e como sempre, pela mídia tendenciosa e manipuladora, aderiu a uma ideologia que por mais de vinte anos, massacrou os direitos civis, perseguiu, torturou e matou centenas de pessoas consideradas “subversivas”, “milicianas”, “guerrilheiras”, enfim, um perigo iminente contra a ordem estabelecida.  

Mas nos últimos dias, a palavra reacionário bateu em minha mente, no exato momento em que li, em uma coluna da revista Veja, um dos veículos de comunicação mais tendenciosos e manipuladores que existem neste país, um texto que de tão reacionário, conseguiu sobrepor   em muito o sentimento de aversão e repulsa aos reacionários do regime militar.

Pois bem, um péssimo jornalista, Augusto Nunes, colunista desta revista, apoderou-se  de um vídeo caseiro, produzido por um professor da escola pública de São Paulo no último dia 20, o qual, atendendo a um chamado do  movimento organizado contra a “Mídia golpista”, se dispôs por algumas horas no vão do MASP, conclamando aos transeuntes a participarem do movimento e ao mesmo tempo, falando sobre o assunto que é pauta em suas aulas de sociologia e que, ultimamente, tem sido evidenciado de maneira muito clara e contundente, não só pela comunidade escolar, mas pela sociedade de modo geral. 

Mas a questão é muito mais grave. O indivíduo, numa atitude extremamente reacionária, publicou um texto onde, além de ridicularizar o professor, duvidou de sua formação , ironizou sua causa, inferiorizou seus alunos e ainda como se não bastasse, numa desonestidade intelectual sem precedentes, negou-se a publicar comentários de pessoas, de alunos, de amigos, de colegas do professor, que numa tentativa de esclarecer  ou até mesmo, quebrar o estereótipo criado sem propriedade alguma , não tiveram sequer o direito de participar do debate com igualdade em relação aos que o acusam e o ridicularizam. 

Pois é, creio eu que o clima está tenso.  Não só em relação a este  péssimo jornalista, que segundo informações, foi demitido do Estadão, foi socorrido pelo PSDB de Porto Alegre, trabalhou no zero hora e acabou como colunista da Veja... mas digo tenso em relação ao clima midiático de modo geral. Aqui em Minas por exemplo, em um episódio envolvendo professores ( olha que coincidência) numa greve que já dura mais de cem dias, também teve o movimento acusado (por aquela parte que a gente pode chamar de banda podre da mídia)  de “conspiração política contra o governo do PSDB”... promovido pelo PT.

Verdade... existem péssimos jornalistas como este citado anteriormente, que acreditam que o PT está financiando a greve dos professores aqui em Minas.  

Sendo assim, é de certa forma até compreensível a posição deste indivíduo em relação aos professores e ao professor em especial. Ele também acredita que o professor é do PT e que seus alunos, bem como seus colegas e amigos, são milicianos, petralhas ( é assim que  ele se refere a quem tenta postar em seu blog em defesa do professor) e os acusa de tentar perverter e subverter a ordem, a moral e os bons costumes que segundo este indivíduo e muitos outros de mentalidade reacionária, é tudo fruto de uma conspiração do PT.

Dá vontade de rir, mas o caso é triste. O que acontece é que simpatizantes do  PSDB, direitistas, reacionários, conservadores, enfim,  cansados  de perderem espaço na política por culpa de sua incompetência e inoperância, resolveram partir  para o golpe da “marcha da família com Deus”, na nova versão “a marcha contra a corrupção impune” que antecedeu ao movimento dos sem mídia  e que utilizando  as mesmas palavras do pseudo-jornalista, também foi um "fiasco"! 

O que este indivíduo não admite, por ignorância talvez, mas muito mais por seu perfil reacionário, é que nem tudo é PT  ou PSDB e que os tempos mudaram... estamos em uma democracia... falha em alguns pontos eu concordo, mas que continua e sempre continuará totalmente contrária à ditadura que com certeza, ele e seus simpatizantes sentem muita saudade... 

Meu recado para você péssimo jornalista, é que nós, os professores, seremos sempre uma enorme pedra no sapato de reacionários, de conservadores que insistem em se colocar acima do que finalmente , depois de muita luta, está a seu lado, compartilhando dos mesmos direitos políticos, civis, sociais;

nós continuaremos sim, conscientizando nossos alunos e utilizando seu texto pra mostrar o que além de óbvio,  é triste, vergonhoso, mesquinho, feio, inescrupuloso, vexatório e desonesto: a banda podre da mídia,  além de golpista, conta com reacionários e péssimos jornalistas como você;

Reacionários que numa atitude de covardia, insegurança, ausência de honestidade, não admite estabelecer diálogo, assim como os radicais de linha dura da ditadura. 

Reacionários que apesar de tanta mudança e transformação na política e na mentalidade da sociedade de modo geral, insistem em pregar um conservadorismo arcaico,  insistem em estratégias falidas, em retóricas falaciosas, tentando perverter o estado de direito, para um “estado de guerra”... ao passo que viola o direito de manifestação, de liberdade de expressão e resposta;

ao passo que viola o direito de exercício do poder político outorgado pelo regime democrático através do voto... utilizando para tanto o veiculo de comunicação para manipular, distorcer, inventar conspirações inexistentes;

ao passo que joga  um jogo leviano de insinuações de ligações de movimentos  livres à siglas de partidos políticos.

À você péssimo-jornalista,  meus sentimentos.  Apesar de tudo, é triste ver a agonia desesperada de um reacionário da mídia golpista. 

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-unico-manifestante-que-atendeu-a-convocacao-culpa-a-midia-golpista-pelo-fiasco-do-protesto-contra-a-midia-golpista/ 

Um comentário:

  1. Marcia!!
    gostei muito do texto e nem presisa de mais acrescimos.
    Fuuma

    ResponderExcluir