pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

domingo, 13 de março de 2011

Haiti x Japão... tragédias iguais...conceitos diferentes...


Eu de novo analisando a tragédia natural... e de novo, concluo que os PPS’s – POBRE, PRETO E SUBDESENVOLVIDO  até nas tragédias naturais são alvo de preconceitos por parte da humanidade. E por outro lado, os BRPM– BRANCO, RICO E PRIMEIRO MUNDO, até nas tragédias são vistos com mais complacência...mais piedade e mais “humanidade” do que os outros. 

Isso mesmo, to falando do Haiti x Japão. 

Me lembro bem quando ocorreu o terremoto no Haiti, em uma comunidade evangélica do Orkut, cristãos fervorosos diziam que o terremoto no Haiti fora conseqüência do Vodu, religião praticada por eles.  Alardeavam aos quatro cantos que a “mão de Deus” havia “pesado” naquele país, em função de seus rituais “satânicos” e sua “desobediência” . Me lembro que isso foi mencionado pelo próprio Cônsul do Haiti... que corroborou com essa idéia estapafúrdia. Agora ouço os mesmos cristãos chocados, dizendo que o mundo está no fim... pois o terremoto do Japão é um anúncio de que o apocalipse se aproxima... e tem ainda os católicos que atribuem a catástofre , num atestado de ignorância sem tamanho, ao efeito estufa...nem mencionam o fato de que ambos os países encontram-se em área instável e totalmente comprometida com a tal falha geológica chamada de "placa tectônica".

Ninguém , mas ninguém até agora disse que a tragédia foi o “peso da mão de Deus no Japão”...
Será por que? Será por que  esse Deus cristão aí, só castigou o Haiti, o povo preto e pobre... e em se tratando de Japão... o povo branco e rico, a é apenas um sinal do fim dos tempos?

Ora, ora... os japoneses são em sua maioria adeptos do XIntoismo, tipicamente politeísta...e o restante quase que absoluto, são budistas... ou seja...não são cristãos... então... a tragédia deveria ser vista pelos cristãos com o mesmo ponto de vista da tragédia do Haiti. Mas não foi. Não vai ser. Não será jamais.
Estou dizendo isto, batendo na mesma tecla sobre preconceito, racismo, etc...etc... sendo até cansativa, mas  com uma certeza enorme de que o ser humano, a cada dia que se passa, submerge-se em seus conceitos absurdamente racistas, preconceituosos, tortos... e pior, baseados em religiões, em crenças , recheadas de segregacionismos, acepções, visões distorcidas da realidade... perpetuando como sempre a divisão entre os seres humanos... que por mais que doa a muitos, seres humanos exatamente iguais. 

Mas vamos lá... to triste com a tragédia... assim como fiquei consternada com a tragédia no Haiti, no Rio de Janeiro, na cidade de Passa Quatro... mas ressalto ,  por mais estranho que pareça, que minha consternação maior não é nem pelas vidas .perdidas...ou pela destruição. Minha tristeza, minha consternação maior é por constatar a cada dia que o ser humano não aprende nada, nem com as tragédias naturais, nem com as ações humanas... o que dirá com  esse deus aí, das religiões. 

Deus, o verdadeiro, já tá é cansado de tudo isso... e que venha mesmo o fim do mundo!!!!

2 comentários: