pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

terça-feira, 22 de março de 2011

BELO MONTE NÃO!!!!!!!




É impressionante a capacidade de destruição do ser humano. Ele não se limita neste aspecto. Não há um comprometimento mínimo sequer com a possibilidade de ações voltadas ao chamado progresso com sustentabilidade. 

Em época de eleições, este binômio “progresso x sustentabilidade” ganha uma luminosidade tamanha que consegue mascarar até as mais vis atitudes em pleno século XXI, de destruição, exploração irresponsável, negligência, descaso e desprezo, literalmente falando em relação ao planeta, à seus recursos naturais e principalmente, a própria vida humana. 

Durante as eleições presidenciais por exemplo, nossa atual presidente, comprometeu-se a agir conforme suas próprias palavras  a  “aprofundar os avanços conquistados no Governo Lula na construção de um novo padrão de desenvolvimento sustentável e includente.”

A maioria do eleitorado acreditou. Mas se voltarmos a um ano atrás, em fevereiro mais precisamente, num balanço sobre os avanços do PAC, Dilma defendeu uma espécie de “construção sustentável” da Usina de Belo Monte, fazendo acreditar que  seria possível construir uma usina hidrelétrica no coração da Amazônia com sustentabilidade. 

Hoje, sabe-se e muito bem que isto é humanamente impossível! Pois ou sou burra demais, ou idiota demais, mas preciso entender, como é possível construir uma Usina com sustentabilidade, desviando curso de rios e deixando populações indígenas e ribeirinhas  à mercê da própria sorte...se é que já tiveram ou têm alguma. 
Eu fico pensando...pensando...pesquisando na net... as várias possibilidades e chego a uma conclusão que, garanto, não é só minha, mas a de 99% de qualquer ser humano normal ou pretensamente normal. Não é possível construir a Usina de Belo Monte sem destruir, sem degradar, sem dizimar, sem novamente desterrar os nativos de seus territórios já reduzidos ao máximo pela exploração do branco... e isso, os vinte anos de tentativa por parte do governo de conceder a maldita licença, pode atestar...

Mas, vamos aos fatos:a questão ambiental,  é obviamente o centro do impasse... não poderia deixar de ser, pois até mesmo por parte do governo, é interessante que os brados contra a construção da Usina, pelo menos para a sociedade de um modo geral, seja focada na questão ambiental. Mas na realidade, a pior degradação, não se limita à questões ambientais, e sim sociais. Belo Monte significa praticamente   a extinção de povos indígenas. Falo isto sem medo de estar sendo exagerada. Mas por que? 

Simplesmente porque novamente, como que repetindo a história, para atender a necessidade do branco, a demanda por energia no caso, não se importam de desalojar de seus territórios tribos inteiras , pois as conseqüências não serão só nas áreas de alagamento, elas serão extendidas à toda a população ribeirinha com os desvios  de rios da bacia do Xingu, afetando a cultura, a sociedade, a religião, a vida, a dignidade de nativos que são os verdadeiros DONOS DESTA TERRA chamada BRASIL...

Mas é muito mais cômodo restringir toda a polêmica à questões ambientais já que a sociedade branca não está nem aí pra natureza, a maioria quase absoluta, nem sequer se importa com o que está acontecendo com o planeta, com a degradação e com a possibilidade de esgotamento de recursos que são a base da vida...como a água por exemplo.

Mas em relação aos nativos, é que a porca torce o rabo. Desta vez, estão lutando há 20 anos, por seus direitos, por seus territórios, por sua cultura, por sua sociedade... coisa que não conseguiram quando o branco botou seu pezinho aqui na primeira vez...

Agora é aguardar , pra ver se com todo este discurso político de sustentabilidade, inclusão, respeito, democracia... que impera durante o período eleitoral vai ter cara de pau de destruir , de dizimar uma sociedade inteira, com sua cultura, com sua religião, seus costumes... em  nome do "progresso"...como o fizeram há 500 anos... 

14 comentários:

  1. a unica tecla que continuarei a bater é Impeachment para Parlamentares!!
    lembrando, que vejo sua excelência a sra e dra Presidente Dilma com boas intenções e como outros, que tem que dançar, segundo o que os parlamentares tocarem no Senado e na Cãmara.....
    simples assim.
    daí a questão de tal construção hidrelétrica!!
    alo inaceitável,mas,que teremos mesmo que nos sujeitarmos e/ou irmos a luta armada.....
    daí vem aquela questão.....
    é mesmo o interesse do extrangeiro uma invasão de território e/ou nós é que vendemos nosso perimetro geográfico aos extrangeiros e ludibriamos a massa via mídia??

    ResponderExcluir
  2. a última opção Oda, é a mais provável...


    nós é que vendemos nosso perimetro geográfico aos extrangeiros e ludibriamos a massa via mídia??

    ResponderExcluir
  3. Eu estava pequisando hoje sobre energia alternativa.. fiquei mais revoltada ainda. Acreditam que o Brasil EXPORTA equipamentos para captação de energia eólica ( dos ventos ) mas não as utiliza aqui? será por que?

    hummmmm

    ResponderExcluir
  4. Sua visão está quase que perfeita...rs Só faltou abordar o volume hídrico da região, que nos ultimos anos vem alertando o mundo sobre indícios de desertificação da Amazônia, afinal o verde das pastagens deu uma rasteira fatal nas árvores..rs E nos permancemos sem rastreiar o boi, a vaca, o bezzero e os salames...rs

    ResponderExcluir
  5. oxi...mas aí Nandão... eu caio lá na MP458, lembra? quem é dono da vaca, do boi, do bezerro e dos salames? seria o congresso? então... é o congresso e Dilma agora, conta com sua maioria...e deixará seu discurso político de sustentabilidade e inclusão, pra amaciar os donos da vaca, do boi, do bezerro e do salame...que são respectivamente os donos do pedaço e os donos do assoreamento, do desmatamento, da degradação ambiental etc...etc... da Amazônia...

    Pela primeira vez na vida, me arrependi de um voto para presidÊncia...

    ResponderExcluir
  6. posteriormente Nandão, abordarei a questão do assoreamento... bem lembrado nego... valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Antes de comentar a postagem feita pela Márcia, queria parabeniza - lá mais uma vez pelos trabalhos e pela iniciativa em debater temas que atingem não só uma pessoa, mais todos os brasileiros. É comovente ver seus temas, que são abordados com tanta ênfase e defesas sociais, que nos dias de hoje é difícil ver pessoas assim.

    É notório que a construção dessa represa possa ser de cunho evolutivo e cientifico, mas se pensarmos nas espécies de arvores, animais e seres humanos presentes nas redondezas da construção, podemos concluir que esses serão afetados por diversos impactos, como a extinção de espécies de animais e plantas, a migração de populações ribeirinhas para localidades que eles se quer conheçam, podendo até perder costumes, aspectos culturais, entre outros.

    Agora, se houvesse um deputado ou qualquer membro que participe das autoridades políticas do governo, acredito que a situação seria completamente diferente. Esses que portam de um “PODER” teriam a capacidade de reverter e até mesmo impedir que ocorra essa construção, pois o cenário brasileiro é esse, quem tem dinheiro ou “PODER” participa totalmente das decisões que afetam do país.

    E o que fazemos agora? Esperamos que estes tomem as decisões para nós. E nós, ficamos aqui parados? Se depender de mim e acredito que da Márcia, essa realidade está fora de existir. Vamos, que juntos iremos lutar por nossos idéias e assim coletivamente a participação da população será efetivada para que esses impactos não ocorram em plena floresta amazônica, que deve ser um instrumento de conservação mundial.

    Matheus Augusto Xavier - 2A - Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela participação Matheus...
    Ainda bem que existem jovens como você que percebem a importância de assuntos tão relevantes e que são tratados na maioria das vezes, como massantes ou desinteressantes...principalmente dentro de nossa sociedade extremamente capitalista e que não abre mão de suas "comodidades" nem mesmo quando tudo isto coloca em perigo a própria existência humana.

    A questão "Belo Monte" ainda está tendo uma grande repercussão, devido a dimensão de tudo isto. Mas torço e sei que vc também, juntamente com outros milhares de indios e ambientalistas, para que tudo termine da melhor maneira possível, para a natureza e os nativos que sobrevivem diretamente dela.

    ResponderExcluir
  9. Realmente o ser humano não se limita quando se trata de destruir para alcançar seus objetivos, que sao na maioria das vezes econômicos. O desenvolvimento sustentavel se tornou um projeto que sempre aparece nas campanhas eleitorais mas não se concretiza com a concientização de toda ou da mairia da população. E um dos motivos pelos quais isso acontece está realacionado com a falta de investimentos na questao ambiental por parte do governo, que acaba por estabelecer varios projetos que nao se concretizam.
    A ideia de uma hidreletrica no meio da Amazonia assusta qualquer pessoa que tenha o minimo de preocupação com a preservação da natureza, e sabe o quao grande podem ser as consequencias de uma devastação como a que seria necessaria para a implantação desta hidreletrica. E esta questao se agrava ainda mais quando pensamos que alem da mudança no curso dos rios e do desmatamento, existem milhares de ribeirinhos que seriam prejudicados, com o massacre de todos os costumes e crenças de um povo que desde o inicio da historia do nosso pais vem sendo prejudicado.
    Pensando de maneira logica podemos ver que a construção dessa hidreletrica não é possivel de forma sustentavel, sem agredir ao meio ambiente, por isso devemos ficar atentos com o desenvolvimento desse projeto.


    Nathália Machado - 2º ano/A EM - Colégio Cramer

    ResponderExcluir
  10. Bem diz o ditado “ Pau que nasce torto nunca se indireita”. O homem branco, como sempre, é extremamente egoísta, com pensamentos ambiciosos e que não dá quase nenhuma importância para o meio ambiente. Essa Usina que estão querendo construir é um absurdo, como você mesma disse são culturas sendo dizimadas, famílias desalojadas, história perdida... Não existe a possibilidade de uma usina hidrelétrica ser desenvolvida com sustentabilidade, áreas serão alagadas, os rios mudaram a suas trajetória e a vida biológica nesses locais serão afetadas; a Amazônia é mãe de várias espécies ameaçadas de extinção, espécies raras e muitas ainda nem catalogadas que sofrerão com a construção da Usina, seus habitats transformarão, muitas vezes nem existiram mais.

    Não queria que a Dilma ganhasse a eleição pelo fato de não acreditar nesse interesse pelo desenvolvimento sustentável que ela propõe, para mim isso é um discurso para” maquiar” o espírito capitalista de querer sempre mais, passar por cima de quem for, cortar quantas árvores forem preciso, “afogar várias culturas necessitarem, visam apenas o lucro e o famoso progresso.Que os nossos representantes no senado coloquem a mão na consciência, que a nossa Governante pense realmente no futuro da nação, que necessita de recursos naturais para viver, e lembrar a todos que esses recursos podem acabar se não tomarmos as devidas providencias e que reflitam se vale a pena desintegrar parte da nossa história, a prova viva no Brasil colônia, extermina os nossos “ patrões” ,donos daqui, nosso ilustríssimos índios.

    Ana Carolina Vieira Amaral - 2 ano do Ensino Médio/ A – Colégio Cramer – Santa Luzia-Mg

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente é triste ver que esse é o verdadeiro ser humano, sempre batendo na mesma tecla e errando as mesmas coisas. Concordo com tudo o que está escrito, pois a sociedade precisa enchergar o que acontece a nossa volta. Só ela é capaz de se unir e lutar por seus direitos, mas a realidade acaba se tornando outra, sendo quase impossível essa capacidade da sociedade mudar alguma coisa que se mantem nas mãos dos "poderosos". Os índios, verdadeiros donos da nossa terra, acabam sendo os mais prejudicados, eles que realmente se importam com a natureza não conseguem fazer suas funções em detrimento dos brancos, isso é uma vergonha. Resumindo tudo, no momento em que tudo isso que foi postado, todos os problemas não atingirem o bolso da Dilma,por exemplo, que é a nossa representante. Enquanto não afetar a sua vida social, - hahaha! Podemos esperar sentados, para alguma atitude digna vinda de um político.


    Daniela Queiroz de Souza - 2° ano do Ensino Médio/A - Colégio Cramer - Santa luzia/MG

    ResponderExcluir
  12. verdade pessoal...infelizmente estam todos falando exatamente a verdade...

    nossos políticos não se importam com nada, alem de seus proprios interesses...

    e o pior..quem os coloca lá somos nós mesmos. Eu votei na Dilma...no segundo turno. No primeiro turno, votei em Marina... e pra não dar voto para o tucano, votei na Dilma. Mas hoje percebo que teria sido melhor anular meu voto.

    mas ... a luta continua...conscientização já!!!!

    está veiculando na tv propagandas do partido verde sobre usinas nucleares a serem implantadas no pais. Até agora, não mencionaram a usina de Belo Monte, o estrago que irá acaretar nem a destruição dos índios. Estão preocupados com as usinas nucleares e por algum motivo, nem sequer comentam sobre Belo Monte. Estranho isso... mais estranho ainda, são os bilhões de investimentos na área que o partido verde está reclamando. POderiam apresentar alternativas para a população, como já foi dito, o aproveitamento do gás metano dos lixões que em Belo Horizonte, já tem projetos na área.

    mas percebe-se que até mesmo o Partido verde, qeu deveria estar nesta luta, tira o corpo fora, porque o que está na moda agora, é falar mal das usinas nucleares.... e isto sim , dá "ibope".

    ResponderExcluir
  13. Vivemos hoje, em um mundo capitalista, em que o lucro está sempre em primeiro lugar, a biodiversidade, a história, a cultura que fiquem pra segundo plano. Onde já se viu uma hidrelétrica em plena Amazônia, quantas espécies serão extintas, comunidades ribeirinhas serão desabrigadas. Mas tudo isso fica pra depois, o importante é gerar mais e mais energia, é lucrar sob tudo, mas de nada adianta conseguirmos o lucro e acabar com o planeta, dessa forma tão desordenada.
    O problema é que fontes de energia renováveis são mais caras, e muitas vezes o governo não acha viável. Mas o que seria viável então? Uma hidrelétrica em plena Amazônia? Parece piada! Então com esperança de melhorar, de mudar toda essa situação, vamos às eleições e baseados na proposta de cada candidato, acreditamos que teremos uma realidade diferente. Mas não é o que acontece, presidentes mudam, e a preocupação ambiental continua a mesma, sempre em segundo lugar.
    Devemos nos unir, e cobrar, daqueles que elegemos, alguma atitude acerca do nosso país, e ah, BELO MONTE NÃO!!

    ANA CECÍLIA DE CARVALHO – 2º ANO A – COLÉGIO CRAMER

    ResponderExcluir
  14. Vivemos hoje, em um mundo capitalista, em que o lucro está sempre em primeiro lugar, a biodiversidade, a história, a cultura que fiquem pra segundo plano. Onde já se viu uma hidrelétrica em plena Amazônia, quantas espécies serão extintas, comunidades ribeirinhas serão desabrigadas. Mas tudo isso fica pra depois, o importante é gerar mais e mais energia, é lucrar sob tudo, mas de nada adianta conseguirmos o lucro e acabar com o planeta, dessa forma tão desordenada.
    O problema é que fontes de energia renováveis são mais caras, e muitas vezes o governo não acha viável. Mas o que seria viável então? Uma hidrelétrica em plena Amazônia? Parece piada! Então com esperança de melhorar, de mudar toda essa situação, vamos às eleições e baseados na proposta de cada candidato, acreditamos que teremos uma realidade diferente. Mas não é o que acontece, presidentes mudam, e a preocupação ambiental continua a mesma, sempre em segundo lugar.
    Devemos nos unir, e cobrar, daqueles que elegemos, alguma atitude acerca do nosso país, e ah, BELO MONTE NÃO!!

    ANA CECÍLIA DE CARVALHO – 2º ANO A – COLÉGIO CRAMER

    ResponderExcluir