pausa pra reflexão...

bem vindo ao meu cantinho...

sábado, 26 de dezembro de 2020

Jesus, o revolucionário...




Sobre Jesus: Um emaranhado de conceitos e teorias a seu respeito.Ateus o ridicularizam, cristãos o deturpam, céticos o observam com curiosidade...Mas, independente de tudo isso, o que não se pode negar é que ele foi um revolucionário em seu tempo. Um ser que demonstrou um amor profundo aos pobres, uma intolerância muito clara às injustiças e sobretudo, uma inteligência tremenda para pregar a revolução de forma pacífica.

Hoje, eu sei que o cristianismo está muito longe de seus objetivos, de sua revolução. Constantino o adaptou às suas conveniências e nossos contemporâneos o deturpou em função de seus interesses, os mais mesquinhos possíveis e que atendem bem ao sistema vigente.
Mas e Jesus?
Quem pode dizer que Ele pregava a submissão dos pobres aos ricos, se foi Ele o precursor da conscientização dos menos favorecidos em relação à igualdade de direitos?
Quem pode dizer que Ele queria "amansar o boi" para que fossem ao matadouro, se foi Ele quem, em um tempo conturbado, de escravidão e miséria, levantou a autoestima de um povo subjugado por impérios e por religiosos ávidos por poder?
Não! Não mesmo! Os ateus falam do que sequer se dispõem a conhecer e O julgam com o mesmo radicalismo que os escribas e fariseus o julgaram em Seu tempo!
Os céticos o desacreditam baseando-se em suas próprias verdades absolutas, o enxergando com olhos contemporâneos, sem levar em conta que Ele encarou em seu tempo uma sociedade patriarcal que suprimia a participação em igualdade dos gêneros, na vida cotidiana.
Os cristãos ... ahh muitos o condenaram ao vexame religioso das trocas, dos sacrifícios, das promessas de redenção convenientes...
Mas NINGUÉM é credenciado para desmoralizá-lo, quando leva-se em conta suas palavras de JUSTIÇA, IGUALDADE, AMOR E REVOLUÇÃO.
Jesus não precisa de advogados. Ele basta-se a si mesmo.
suas virtudes como Homem ( e digo como Homem e não como Filho de Deus) são suficientes para calar a boca de qualquer um que se diga sábio.
Nem tantas filosofias, nem tantos conhecimentos...nada disso supera a simplicidade e sabedoria de alguém que tratando com simples e humildes, dispôs-se em amor para promover uma revolução.
Se Ele estivesse aqui, provavelmente seria crucificado de novo, por tantos "sábios" que tornaram-se loucos diante de Sua Sabedoria.